Sobre o PROJETO GURPS
 

Para contar a história do site, temos que começar contando a história do GURPS a PAMPA.
 

A história da GURPS a PAMPA

2001
Nasce, em outubro, o GURPS a PAMPA: esboço bem caseiro criado em 5 minutos com o "Pierre" do "hpg.com.br", naquela velha cor azul-petróleo. Após a criação, passa-se o até-o-fim-do-ano sem atualizações. O objetivo da página era, apenas, publicar as tabelas feitas pelo webmaster.

2002
Vendo que, mesmo em azul petróleo, a página possuía acessos, as pessoas existiam e demandavam, em seus mais profundos anseios, materiais, ideias, informações, a GaP passou por sua primeira grande mudança e terminou 2002 com o estilo de frames (usados até hoje!) e uso do Dreamweaver!

2003
O provedor, "hpg.com.br", torna-se pago, o que faz a GaP ir para o "kit.net", como uma ave migratória. Nesta época, diversas páginas sobre RPG nascem e morrem. As atualizações semanais continuaram constantes.

2004
GURPS a PAMPA
O provedor, "kit.net", torna-se pago, o que faz a GaP ir para o "terra", provedor pago. As atualizações semanais continuam constantes. A página torna-se mais séria, deixando de lado algumas tabajarisses dos anos anteriores.

2005
GURPS a PAMPA
Ano de vestibular, a GaP passa um ano sem atualizações, porém não completamente esquecida. Cria-se a comunidade no Orkut.

2006
GURPS a PAMPA
Mudança nas cores da página (agora apenas em tons de cinza), ajuda do "consultor de Games", atualizações semanais, consolidação da GaP com um novo objetivo: ser uma página-arquivo, completa, previsível e infalível; backup de outras páginas que se tornaram anacrônicas. Neste ano optou-se em manter-se na 3a edição, esperando a 4a em português.

2007
GURPS a PAMPA
Não veio a 4a edição, apesar do ano de espera. Não mudou-se o webdesaing, apesar das tentativas iniciais. Um ano com mais de 40 atualizações registradas no orkut que marcou o reinício do acompanhamento das estatísticas da GaP via Google Analytics e a expansão da capacidade de armazenamento com o 4shared. 198 pessoas na comunidade do orkut.

2008
GURPS a PAMPA
Mais uma vez a 4a edição não veio, o que veio foram 6 meses de não-atualização a causa de um intercâmbio. Além disso, é claro, passamos 20 dias fora do ar: nosso ex-host, o terra, nos chutou de lá. Ainda em fase de testes, terminamos 2008 com o 110mb.com, 233 membros na comunidade do orkut e 22 atualizações de janeiro a junho. 2008 foi o ano dos blogs, essa é a verdade.

2009
GURPS a PAMPA
Mais um ano de espera pela 4a edição (que não saiu). 10 atualizações no primeiro semestre e 0 no segundo. 241 pessoas na comunidade do orkut. Desgostada pelo descaso que a página não merecia, a direção do site muda. Se abrem então 2 frentes: a GaP fica em http://www.gurpsapampa.xpg.com.br/ e nasce o PROJETO GURPS.

2010 - PROJETO GURPS
<sem logo>
Mudança no layout, volta do material antigo, atualização dos links, troca de provedor, envolvimento com a Iniciativa GURPS. Tratou-se de um projeto de férias com 5 atualizações apenas para subir no ar o material antigo.

2011 - PROJETO GURPS
PROJETO GURPS
Entramos na 4a edição. Com os novos suplementos (Módulo Básico - Personagens e Módulo Básico - Campanhas) abriu-se espaço para a difusão das regras da 4a edição, sem deixar a bom e velha 3a edição de lado, claro. Foram 10 atualizações no ano, juntamente com a criação da página no Facebook com 22 likes. 8 comentários no livro de visitas. O projeto faz 10 anos no ar.

2012 - PROJETO GURPS
PROJETO GURPS
2012! Que ano! Sobrevivemos e com várias novidades! A vida de um GURPeiro também tem emoções! As tabeas da 4a edição avançaram e todo o avanço está na sessão de Tabelas. O site foi mantido sem nenhum problema. Nos tornamos .com.br e agora temos um servidor pago e estamos totalmente, 100%, livres de propagandas! Além disso, ajudamos na realização de um encontro de GURPS: tratou-se do 1o Encontro GURPS Brasil, realizado no dia 08.12.2012 na Devir. Foram quase 50 pessoas, diversas mesas, Arena GURPS 125 e etc. O GURPS vive e, se antes vivia na Iniciativa GURPS, agora vive na comunidade GURPS Group Brasil do Facebook. Foram 14 atualizações no ano, página do Facebook com 53 likes. 5 novas inscrições no livro de visitas.

2013:2014 - PROJETO GURPS
"Long time, no see!", mas aqui estamos, escrevendo mais um parágrafo sobre a página. Continuamos no ar! Emocionante, não? Nestes dois anos, o que se viu foi a queda dos blogs. Sim, eles nasceram, prosperaram, tiveram seu apogeu e morreram. Os mais fortes ainda sobrevivem, mas não com aquele brilho. O que reserva o futuro? A migração para uma nova mídia? Canais do youtube? Realmente não sei. O que eu sei é que todos nós acessamos a internet pelo celular, de maneira cada vez mais tempestiva. Ninguém tem tempo de clicar em menus, não é mesmo? Neste dois anos, tivemos: 2 atualizações, página do facebook com 380 likes e 15 inscrições no livro de visitas!

2015:2016 - PROJETO GURPS
Sim, ainda estamos aqui. Aproveitei umas férias forçadas para retocar alguma ou outra coisinha no site. Subimos todos o material no próprio provedor, abandonando o 4shared depois de 9 anos de uso. Não conseguimos melhorar o layout da página para algo mais amigável para mobile, mas encontramos um editor de html online que quebra um galho. Fizemos 15 anos no ar!! Neste dois anos, tivemos: 2 atualizações, página do facebook com 912 likes (dentre eles, uma avalanche de fakes, é verdade... não sei porque eles gostaram tanto da página...) e 16 inscrições no livro de visitas!

2017:2018 - PROJETO GURPS
E foram assim que mais dois anos se passaram. A página continua no ar! Corrigi alguns links que estavam quebrados. Gostaria de agradecer nominalmente o Sr. Thomas Archer pelo apoio, emails e mensagens, que me incentivaram a manter a página durante este tempo. Neste dois anos, tivemos: 1 atualização, página do facebook com 915 likes e 5 novas entradas no livro de visitas.

2019:2020
E que venha a década de 20!

Baixe o site

Em um backup aberto a todos, apresentamos as páginas em html e figuras.
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Equipe

Webmaster
Dantas [1987, atual[; em GURPS [1999, atual[; em GURPS a PAMPA [2001, 2009]; em PROJETO GURPS [2010, atual[.

Isso não pode faltar

O tempo é, sempre, uma boa desculpa para deixar de jogar o bom e velho RPG que se conhece, porém pode-se afirmar que nunca se viu um ex-RPGista: uma vez que se começa, nunca se esquece! Pode-se estar distante fisicamente, afastado do jogo há anos, sem saber as milhões de novas regras, porém nunca se esquece a incrível sensação de interpretação e a satisfação de uma boa sessão de RPG.
RPG fica para sempre em nossos corações, mesmo após um longo período devido à faculdade ou porque o grupo se desfez. Um dia, em alguns segundos mágicos, passará em nossa memória os bons momentos com os amigos que se cultivou e toda a vontade de jogar voltará com novas ideias e novas aspirações.


click para voltarJunte-se à equipe! Estamos precisando!
Envie um e-mail!