Yrth: ZarakZarak é o nome que os anões dão para a cadeia de montanhas ao norte de Ytarria e para o complexo subterrâneo que há por baixo dela. Constitui o único reino não-humano indepente da parte conhecida de Ytarria.
É na parte subterrânea de Zarak que se encontra as cidades dos anões, além delas, há os túneis e as minas de escavação que vão cada vez mais fundo, em busca de mais pedras (preciosas ou não) e de mais matéria prima para os manufaturados produzidos. Dividida em 7 reinos, com um "rei supremo", os anões não mantém um exército permanente; patrulham as entradas da "Terra sob a Montanha" e, em caso de guerra, anões de ambos os sexos defenderão seus lares.
Dentro do código de leis anões, a punição máxima é o exílio; talvez por isso existam anões que vagam por Ytarria, ou talvez não. O povo anão valoriza o artesanato bem feito e apóia-se no grande fluxo de comércio com os visinhos para obter especiarias que não encontram em suas cavernas. Toleram as outras raças que vivem em pequenas comunidades na superficie da montanha, desde que prestem tributo ao reino anão.