Yrth: CardielCardiel é um produto das cruzadas de Mégalos. Após uma invasão e ocupação bem-sucedida do território islâmico, formou-se Cardiel que, após desintendimentos com Mégalos, declarou sua independência. Ele é governado por um príncipe, eleito entre os tradicionais senhores de Cardiel, que pode ser derrubado caso os senhores de Cardiel desejarem. Cardiel é, ainda, a terra mais tolerante em relação à religião.
Com o litoral em quase toda a sua extensão propenso à navegação, em Cardiel desenvolveu-se a pesca e o comércio marítimo, como atividades exessenciais, suas principais cidades encontram-se voltadas ao mar; lá se constroem as melhores embarcações (depois dos de Aterre). O interior de Cardiel é plano e fértil.
A lei de Cardiel é uma mistura de costumes e leis religiosas (das diversas religiões). Geralmente, cada grupo religioso policia e aplica as ponições aos seus membros, conforme seus próprios julgamentos. A pena máxima de Cardiel é ser vendido para a Guilda dos Magos...
É em cardiel que podemos encontrar as cidades de:
Calder
Tredroy
Hadaton
Aliar
Alimar
Minder
Ten-Tiri