Yrth: Al Haz

Esta é a maior nação islâmica de Ytarria. Faz fronteira ao norte com Al-Wazif, a leste com Cardiel e a sul com o oceano. Sua fronteira a oeste não é bem definida e, para trás das Muralhas do Altíssimo nenhum estrangeiro é permitido passar (boatos dizem que existe um comércio para além das montanhas, que penetra nas terras dos gênios).

Antes de firmar-se como nação, Al-Haz, como Al-Wazif, era formada por diversas tribos islâmicas nômades, apesar disso já existiam as cidades que foram construídas pelos ulemás (religiosos islâmicos). Pela necessidade de combateras cruzadas de Mégalos, as tribos unificaram-se em um processo conduzido pelos Ulemás, escolheu-se um sultão e formou-se AL-Haz.

Para os ulemás, o mundo islâmico deveria ser apenas uma nação xiita, mas não foi isso que ocorreu: na época das invasões, ao norte formou-se uma nação sunita, al-Wazif, e a leste formou-se aL-Kard (que, posteriormente, pelo domínio de Mégalos, tornaria-se Cardiel).

Com o clima quente e seco, Al-Haz possui um território quente e fértil. Suas cidades consentram-se na região sul e sudoeste; nas regiões norte e nordeste (que possuem um clima mais árido) existem diversas tribos nômades e foras-da-lei que sobrevivem como podem.

O poder político em Al-Haz é bastante concentrado na figura do Sultão: lider máximo político e religioso. A magia é desencorajada e reprimida, não-humanos são tolerados e não-islâmicos são levemente discriminados (reação -1).

É em Al-Haz que podemos encontrar as cidades de:
Al-Ab'ra
Al-Abyab
Gebel Al-Hikmah
Geb Al-Din

Voltar