Determine seu IQ
Autor: Sean M. Punch
Original: http://gurpsnet.sjgames.com/Archive/AdsDisSkills/Attributes/selfIQ
Tradução e adaptação: Daniel Dantas
Na net: http://www.gurpsapampa.clic3.net
Esta é uma maneira alternativa de determinar o IQ em GURPS. Comece com o valor base de 10. Então atribua um valor a cada um dos 11 itens conforme a tabela:
+2excepcionalmente alto +1acima da média 0média -1abaixo da média -2excepcionalmente baixo
Itens a serem avaliados
01. Adaptabilidade, Velocidade de Aprendizagem e Capacidade de Resolução de Problemas Práticos
02. Prontidão
03. Lógica, Razão, Capacidade de Análise e Resolução de Problemas Matemáticos
04. Criatividade e Imaginação (artística ou científica)
05. Educação Formal
06. Intuição
07. Memória
08. Educação Informal e Experiência Prática
09. Sanidade e Estabilidade Mental
10. Habilidade Social Geral
11. Força de Vontade
Adicione todos os modificadores ao 10 e encontre seu IQ em GURPS!
Exemplo 1: O clássico "cientista louco" possui:
+2 em Lógica, Criatividade e Educação Formal;
+1 em Adaptabilidade, Intuição e Força de Vontade;
0 em Educação Informal;
-1 em Prontidão, Memória e Habilidade Social Geral;
-2 em Sanidade;
Então temos: 10 + 3*2 + 3*1 + 1*0 + 3*(-1) + 1*(-2) = 14
Exemplo 2: O arquétipo de mago-feiticeiro-fantasia, com um bom letrado na escola de magos, teria:
+2 em Educação formal, Memória e Força de Vontade;
+1 em Adaptabilidade, Lógica e Intuição;
0 em Prontidão, Criatividade e Sanidade;
-1 em Habilidade Social Geral;
-2 em Educação Informal;
Então temos: 10 + 3*2 + 3*1 + 3*0 + 1*(-1) + 1*(-1) = 16
Exemplo 3: Calcule o seu, e saiba o seu IQ!