Desvantagens
Hábitos Detestáveis -5, -10, -15 pontos
Uardi! (sonoridade do arroto) Na mesa, entre outras coisas feias. Quanto mais pontos ganhar pior ficará. Outros exemplos incluem: tocar as pessoas enquanto fala; cuspir no chão; passar a mão na cabeça das meninas quando as vê; enquanto fala, sempre chega mais perto da pessoa...
Ração –1 para cada –5 ganhos desta forma.Pobreza
Batalhador: Trabalha 40 horas por semana, porem, nunca ganhará o que merece. Começa com a metade da média. -10 pontos
Pobre: Soa a camisa 50 horas por semana, nunca é pago bem. 1/5 da média. -15 pontos
Falido: Você não tem nada, é impossível arranjar um emprego digno. -20 pontosPrimitivismo -5/nível tecnológico
Você é um índio no mundo moderno.
O personagem ganha cinco pontos por nível tecnológico abaixo do da campanha. O personagem só pode ter perícias do seu nível tecnológico!Reputação -5 por redutor na reação
O personagem é mal ou bom ou corajoso ou sortudo, enfim, fez algo que lhe deu reconhecimento e as pessoas o reconhecem por isso! Nessa caso, se reputação for comprada como desvantagem, as pessoas o reconhecerão por aquele “erro” que você cometeu.Estigma social -5 por redutor na reação
O personagem é o lixo da sociedade. Das classes sociais existentes, o personagem está na pior, ou próximo disso!
Ex: um bárbaro no império romano.Idade -3 por ano a cima de 50
Essa desvantagem não custa pontos quando se tem a vantagem longevidade. Os testes de “passar de ano” são feitos com maiores redutores.Disopia -10 ou -25 pontos
A personagem precisa de óculos, para a correção de um problema de vista. -10 se o problema pode ser resolvido (óculos), -25 se não (NT menor que 4).
Redutores: -2 com armas de mão, -3 em trabalhos manuais.Albinismo -10 pontos
O personagem não possui pigmentação natural; seus pelos, cabelos e pele são brancos e os olhos são cor-de-rosa, ele não pode-se misturar com a multidão e sempre será lembrado, além do mais, são um tanto incomuns.
Redutores: -2 em testes de visão e ataques de longo alcance quando feios a luz do sol, não pode ter aparência comum, um ponto de dano a cada 15 minutos exposto a luz do sol.Cegueira -50 pontos
O personagem é cego. Muitas perícias e manobras são impossíveis para cegos...
Paladar/olfato e ouvido aguçado, apenas 1 ponto por nível.Daltonismo -10 pontos
O personagem não consegue diferenciar cores e sofre redutor nas perícias onde a cor é necessária. Por exemplo: Joalheiro, este é um rubi, ou uma esmeralda?; Campo de batalha (algumas vezes) quem são os azuis?Surdez -20 pontos
+3 em mímica, linguagem de sinais e leitura labial. Porem o personagem é completamente surdo!Nanismo -15 pontos
Você é um “anão” e tem 60% da altura de um humano normal com sua força. O oponente que possuir uma arma de arremesso está submetido a um redutor de 1 no ataque para tentar te acertar. Redutor de 1 no deslocamento.Epilepsia -30 pontos
O personagem sofre de ataques epilépticos. Quando em situação de risco de vida, deve-se testar o HT, em caso de falha, ele sofrerá um ataque epilético de 1D minutos.Eunuco -5 pontos
Só para homens, perda da masculinidade, a faca escorregou e... Um personagem sem o... Será imune à sedução e não poderá seduzir outros(as). Reação –1 para com quem sabe disso...Obesidade -5, -10 ou -20 pontos
O personagem é gordo.
A obesidade de -5 aumenta o peso do personagem em 30% a mais que a media de sua força, ele recebe +1 em natação. Já a de -10 pontos aumenta seu peso em 50%, e atribui um redutor de 1 na reação, e a de -20 pontos aumenta seu peso em 100%, e um redutor de 2 na reação! Nos últimos casos, adicione 5 em natação e +2 na resistência á um encontrão, ou na tentativa de dar um. O pior de tudo é que esse peso extra é adicionado a carga. O HT nunca poderá ser maior que 13. Roupas e armaduras devem ser especiais, redutor de –3 em sombra e disfarce para os dois últimos casos.Gigantismo -10 pontos
Aumenta a altura em 20% com base em um personagem com a mesma força, um mínimo de 2,10m para humanos normais. Modificadores: -2 nos testes de reação, +1 nas reações de combate. O personagem com essa desvantagem é, no mínimo, considerado 30 cm maior que os seus oponentes.Duro de ouvido -10 pontos
-4 na audição e no NH de línguas.Hemofilia -30 pontos
Uma vez aberto um ferimento nunca cicatrizara e o personagem sangrará até a morte levando o dano causado originalmente por minuto. Pré-requisitos: HT menor que 10.Perna mutilada -15 pontos
O personagem tem pernas, porem uma não funciona. (Professora de Química) O personagem é manco! -3 em: deslocamento, armas de mão, corrida e outras perícias que exijam andar ou correr.Perneta -25 pontos
O personagem usa muletas: só tem uma perna. Deslocamento 2, -6 em todas as perícias que exijam andar ou correr.Sem pernas ou paraplégico -35 pontos
Seu deslocamento é igual a ¼ de sua ST, por causa da cadeira de rodas. Impossível ter algumas perícias. Redutor de -6 em armas de mão.Hiperalgia (baixo limiar de dor) -10 pontos
Você sente mais a dor que o normal. Se sofrer 4 de dano com uma flechada no próximo turno você tem 8 de redutor no seu ataque. Reação -1 com assassinos, bárbaros, guardas, mercenários, Brujah...Mudez -25 pontos
O personagem é incapaz de falar. Bônus de +3 nas perícias: mímica e linguagem de sinais.Disosmia/ageusia -5 pontos
Doença rara em que o personagem não é capaz de sentir nem cheiro nem sabor das coisas. Pode ser bom, mas pode ser ruim, depende da ocasião...Maneta -15 ou -20 pontos
-15 o personagem não tem uma mão.
-20 o personagem não tem um braço.Zarolho -15 pontos
O personagem é meio cego.
Redutores: -1 em armas de mão, -3 em armas projeteisMagreza -5 pontos
Diminua o peso médio para sua força em 1/3.
Redutoras: -2 no teste de resistência a um encontrão, em sombra e em disfarce. Um personagem magro nunca poderá ter HT+14.Gagueira -10 pontos
Redutores: -2 de reação com os que conseguem escutar sua fala. Algumas perícias que envolvem a fala recebem tanto redutor que podem ser impossíveis!
Requer boa interpretação!Juventude -2, -4 ou –6
O personagem é menor de idade em seu cultura, o que pode limitar as coias...
No caso do Brasil atual, essas seriam as idades, porém em outras terras e outros tempos, usam-se tabelas diferentes, de acordo com o GM.
-6 15 anos.
-4 16 anos.
-2 17 anos.Distração -15 pontos
Dificuldade em prestar tenção em algo que não seja de intertece imediato, assim como, tem dificuldade para lembrar de assuntos em longo prazo (pagar contas...). Redutor: IQ-5 para sair da “transe” causada pela distração, IQ-2 para lembrar de coisas em longo prazo...Vicio Variável
O personagem é viciado em alguma droga.
Dose diária for de $20 ou menos: -5 pontos.
Dose diária for de $21 até $100: -10 pontos.
Dose diária for de $101 ou mais: -15 pontos.
Droga for alucinógena e incapacitante: -10 pontos.
Droga for viciadora: -5 pontos.
Droga for altamente viciadora: -10 pontos.Alcoolismo -15 pontos
É um vicio como acima. Barato, incapacitante e (geralmente) legal, só que um pouco mais traiçoeiro. Toda a vez que o personagem se ver em frente de uma garrafa de cerveja, por exemplo, deverá fazer um teste de vontade para evitar participar, em caso de falha, o personagem ficará 2D horas de porre e o dobro de ressaca (-3 em todos os testes).Cabeça quente -10 pontos
Testa-se a vontade nas situações de tensão, em caso de falha, o personagem perde a cabeça e age inconseqüentemente.Fúria -15 pontos
O personagem tende a perder o controle de si próprio quando submetido a alguma tensão, passando a atacar freneticamente (só ataques totais!), quem ou o que quer que creia ser a causa de seu problema. No estado de fúria, o personagem aumenta o HT em 4 pontos, porém, após a fúria, todos os danos recebidos de novo, porém, juntos!Sanguinolência -10 pontos
Você quer ver seus oponentes mortos de qualquer jeito e não tem misericórdia. Só um tiro? Tem certeza que ele está morto? Bang-Bang...Fanfarronice -10 pontos
Você gosta de intimidar os outros sempre que é possível fazê-lo imprudentemente. Sua intimidação varia com a sua personalidade: agressões físicas, hostilidade intelectual ou um simples “gelo” social. Ninguém gosta de um fanfarrão, reação -2.Código de honra -5, -10 ou -15 pontos
Princípios seguidos pelo personagem, todo o tempo.
-5 Honrar o próprio personagem: Sempre se vingar de um insulto, o inimigo de seu amigo é seu inimigo, nunca atacar um companheiro à não ser em um duelo justo.
-10 Honrar o personagem e os próximos: Nunca faltar com a palavra, nunca ignorar um insulto, ao personagem, á uma dama ou á sua bandeira, insultos só são apagados com um duelo ou pedido de desculpas, nunca tirar vantagem de um inimigo.
-15 Honrar todos que merecem: Proteger qualquer um mais fraco que o personagem, em qualquer combate ter sempre armas iguais ou piores que as de seu adversário.Paralisia frente ao combate -15 pontos
Sempre que o personagem encontre uma situação onde o combate seja iminente, ele deverá testar sua HT, em caso de falha, ele fica mentalmente atordoado e deve, para sair do atordoamento testar sua HT com bônus cumulativo de +1 por turno. Em caso de sucesso, o personagem pode agir normalmente.Compulsão -5 a -15 pontos
Habito diário de fazer alguma coisa importante! O personagem gastará uma boa parte do tempo satisfazendo a sua compulsão.Mentir compulsivamente -15 pontos
O mentiroso inventa pura e simplesmente pela arte de mentir, nada mais! Para ele falar a verdade, ele deverá fazer um teste de Vontade-4. Essa jogada não pode ser vista pelos outros PCs, além do mais, muitas vezes, eles são os alvos das mentiras!Covardia -10 pontos
O personagem é extremamente cuidadoso com seu bem estar físico e não o arrisca por qualquer coisa. Deve-se testar Vontade para conseguir arriscar a pele, e Vontade-5 caso o risco seja de morte!Fantasias -1, -5, -10 ou -15 pontos
Você acredita em alguma coisa que não são, necessariamente, verdade. O custo de pontos varia juntamente com a intensidade da fantasia.
-1 peculiaridades: coisas que você diz sem base cientifica: a terra é plana, meias causam doenças aos pés.
-5, fantasias menores: ilusão que afeta o comportamento do personagem: os esquilos são mensageiros de Deus, pode falar com os animais.
-10, fantasias grandes: ilusão que afeta significativamente o comportamento do personagem: o governo grampeou todos os telefones, o personagem não come nas tavernas, pois elas fornecem dinheiro para a guerra.
-15, fantasias graves: a fantasia é tão grande que impede que o personagem viva no meio cotidiano: sorvetes fazem as maquinas funcionar melhor principalmente os computadores, todos que tomam banho perdem neurônios, eu sou imortal.Disleixia -5 ou -15 pontos
Você é incapaz de apreender a ler ou escrever; até mesmo mapas e placas de estrada estão alem da sua compreensão! -5 em NT menor que 4, -15 em NT+5Fanatismo -15 pontos
Você crê intensamente em algo e isso é mais importante que qualquer outra coisa. Um patriota pode ser um fanático, um líder religioso também.Gula -5 pontos
Você come como um HobbitCobiça -15 pontos
Você é louco por dinheiro.Credulidade -10 pontos
Nasce um crédulo por minuto, se você acreditou, você já tem essa desvantagem.Honestidade -10 pontos
Você deve obedecer à lei.Analfabetismo 0 ou -10 pontos
Você não sabe ler, em NT+5, isso vale 10 pontos, já em NTs inferiores, isso é comum (0 pontos)Impulsividade -10 pontos
Você não pensa, apenas fala ou faz.Intolerância -5 ou -10 pontos
Você é intolerante com todos (-10 pontos) ou com apenas um grupo (-5 pontos), o racismo é uma intolerância de -5 pontos.Inveja -10 pontos
Reação -3 com quem parecer mais inteligente, forte, hábil... que você.Cleptomania -15 pontos
Compulsão ao roubar qualquer coisa.Preguiça -10 pontos
Preguiça é na verdade uma fobia, só que ao trabalho!Luxuria -15 pontos
Desejo incontrolável por romances e daí para frente.Megalomania -10 pontos
Você acredita ser quem você não é.Avareza -10 pontos
Parecido com cobiça só que você está muito mais interessado no que você já tem. Mão de vaca!Excesso de confiança -10 pontos
Você tem uma super confiança em você mesmo.Pacifismo -15 ou -30
Não violência total -30 pontos
Auto defesa -15 pontos
Incapaz de matar -15 pontos
Você pode desmaiar seu oponente mais matar nunca.Paranóia -10 pontos
Você perdeu o contato com a realidade e acredita que estão te seguindo e etc...Fobias
Multidões -15/-30 pontos
Escuridão -15/-30 pontos
A morte ou a mortos -10/-20 pontos
Sujeira -10/-20 pontos
Espaços fechados -15/-30 pontos
Altura -10/-20 pontos
Insetos -10/-20 pontos
Ruídos altos -10/-20 pontos
Maquinaria -5/-10 pontos
Magia -10/-20 pontos
Monstros -15/-30 pontos
Numero 13 -5/-10 pontos
Oceanos -10/-20 pontos
Espaços abertos -10/-20 pontos
Répteis -10/-20 pontos
Coisas afiadas -15/-30 pontos
Coisas pequenas e gosmentas -10/-20 pontos
Coisas desconhecidas -15/-30 pontos
Armas -20/-40 pontosPiromania -5 pontos
O personagem ama o fogo e gosta de acende-lo.Sadismo -15 pontos
O personagem é cruel e se delicia com crueldade física, mental, ou ambas!Timidez -5,-10 ou -15 pontos
-5 Timidez suave: -1 em testes de perícias de lidar com o publico.
-10 Timidez grave: -2 em testes de perícias de lidar com o publico.
-15 Timidez paralisante: -4 em testes de perícias de lidar com o publico.Teimosia -5 pontos
O personagem quer sempre fazer as coisas de seu modo.Veracidade -5 pontos
Não mente e odeia quem o faz!Azar -10 pontos
Contrario de sorte: Uma vez por sessão, algo de ruim vai acontecer, se prepare!Voto -1, -5, -10 ou -15 pontos
-1, peculiaridade: Sempre usar vermelho; nunca ingerir álcool; tratar dama com cortesia; nunca comer sem talheres...
-5, voto menos importante: Vegetarianismo; voto de silencio durante o dia; sempre sair pela porta que entrou; só usar, comer e comprar coisas nacionais.
-10, voto importante: Nunca dormir sub um teto; não usar armas afiadas, não possuir nada alem que um cavalo pode carregar...
-15, voto muito importante: Caçar um inimigo até destruí-lo; nunca recusar um pedido de ajuda; sempre lutar com a mão trocada...Vontade fraca -8 por nível
Redutor nos testes de vontade por Ex: acordar cedo.Dependentes
Construídos com:
0 ou menos pontos: -16 pontos
1 a 25 pontos: -12 pontos
26 a 50 pontos: -6 pontos
Importância do dependente
Empregado ou conhecido: ½ do valor
Amigo: valor normal
Amado: dobro do valor
Freqüência de participação
Raramente ½ do valor relacionado
Pouca freqüência valor normal
Muita freqüência dobro do valor
Todo o tempo triplo do valor
EX.: o escudeiro do sir. John tem 50 pontos (-6 pontos), é um amigo (-6 pontos) e está presente todo o tempo (-18 pontos). Total: -18, para ter um escudeiro dependente.Inimigos
Poder
Inimigo acima da media (50 pontos) -5 pontos
Um herói, ou um bando de normais -10 pontos
Um grupo médio (6 a 20 pessoas) -20 pontos
Um grupo grande (21 a 100 pessoas) -30 pontos
Um grupo grande de supers -40 pontos
Freqüência de participação idêntica a tabela de dependentes.
EX.: Bob, ladrão meia boca procurado pela PM de São Paulo (-30 pontos), só tem problemas raramente (½ do valor). Total: -15 pontosSegredo -5, -10, -20 ou -30 pontos
-5 Problema grave
-10 Rejeição total
-20 Prisão ou exílio
-30 MorteMagnetismo Sobrenatural -15 pontos
Deus(es) te “ama(m)”, quer(em) falar com o personagem, dar dicas, colocar em apuros ou apenas brincar com a vida humana.Doente Terminal -50, -75 ou -100 pontos
Você está para morrer...
-50 1 ano e meio de vida
-75 7 meses de vida
-100 1 mês de vidaBoemia compulsiva -5 pontos
Você está em todas as festas possíveisGenerosidade compulsiva -5 pontos
Você é uma mão aberta, pediram dinheiro, você é o primeiro a dar.Gastar compulsivamente -5, -10 ou -15 pontos
O dinheiro escorre em seus dedos!
-5; acréscimo de 10% no custo de vida.
-10; acréscimo de 40% no custo de vida.
-15; acréscimo de 80% no custo de vida.Curiosidade -5, -10 ou -15 pontos
O personagem é curioso por natureza.
-5; Curioso: Força de vontade -1.
-10; Extremamente Curioso: Força de vontade -2.
-15; Insaciavelmente Curioso: Força de vontade -5.Flashbacks -5, -10 ou -20 pontos
Lembranças do passado que vem em sua cabeça, do nada.
Duração
-5 2D segundos
-10 1D minutos
-20 3D minutosMaldição -75 pontos
O azar permanente.Luta pela fama -15 pontos
Reputação, Status, Riqueza, Glamour é isso que você quer e irá buscar.Aziago -20/-40/-60 pontos
Você é um talismã do azar! Porem o azar não te afeta, apenas todos os que estão a sua volta! Todos os amigos, ou inimigos que estiverem próximos a você receberam redutor de 1 (-20), 2 (-40), 3 (-60)
Maníaco ou depressivo? -20 pontos
Jogue um dado de tempos em tempos, 1, 2, 3 você é maníaco, eufórico. 4, 5, 6 você está na sua fase depressiva. E seu humor vai mudando com o tempo.Circunspeção -10 pontos
O personagem nunca entende uma piada e leva tudo a sério.Temeridade -15 pontos
Às vezes o personagem não se importa se irá morrer ou viver.Marca registrada -1, -5, -10 ou -15 pontos
Z! de zorro
-1 Marca registrada que leva pouco tempo para ser feita.
-5 Sua marca registra é simples, mas você tem que deixa-la.
-10 Sua marca registrada é um pouco mais elaborada, uma inicial, um bilhete...
-15 Sua marca registrado é incomparável, pintar a sala de rosa, queimar os bandidos...Suscetibilidade a Magia -3 por nível
As magias, com você, parecem ter mais facilidade para agir. Caso você seja alvo de uma, o mago terá um bônus no NH igual ao Nível de Suscetibilidade a Magia. Não funciona para mágicas projéteis, não pode ser combinado com abascanto!Dever extremamente perigoso -20 pontos
Este é um dever com uma organização que te põe, constantemente, em perigo de vida. Ideal para campanhas de ninjas, pois o personagem, freqüentemente, estará “de serviço”.