Raças
Criado por: Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

Goblinóides
Goblin 25 pts.
Tem caras achatadas, nariz largo, orelhas pontudas, boca grande e pequenos dentes afiados. A testa é comprida e inclinadas para trás, os olhos geralmente embaciados. Andam sempre eretos, mas seus braços ficam largados. A coloração da pele varia a partir do amarelo até um vermelho-escuro.
Sua altura é 30% menor e seu é equivalente à altura.
Vantagens: DX+2 (20 pts.); Infravisão (15 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); Imunidade (10 pts.); Olfato +2 (4 pts.); Lança DX+1 – Espada Curta DX+1 – Escudo DX+1 (12 pts.).
Desvantagens: ST-2 (-15 pts.); Noturno (-10 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Deslocamento –1 (-5 pts.); Reação com Anão –2 (-5pts.).

Hobgoblin 35 pts.
É robusto, com 2 metros de altura. Seus pêlos variam de um castanho escuro-avermelhado até o cinza. A pele do rosto e vermelho ou laranja forte. Os machos podem ter nariz azul ou vermelho. Os olhos são amarelados ou marrons, e os dentes sempre amarelos. Usa-se a tabela normal de altura e peso.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+2 (20 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Imunidade (10 pts.); Hipoalgia (10 pts.).
Desvantagens: Intolerância à Elfos (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Reação –2 menos Goblin (-10 pts.); Feio (-10 pts.).

Orc 45 pts.
São seres com coloração de pele esverdeada, possuem nariz de porco, cabelo em um tom verde musgo, olhos vermelhos e na sua boca quatro presas grandes.
São muito agressivo e não importa se são selvagens primitivos ou legionários disciplinados, eles serão comandados pelo mais cruel dentre eles. É 5 cm menor que um humano de mesma ST e tem o peso equivalente à ST.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); DX+1(10 pts.); HT+2 (20 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Hipoalgia (10 pts.); 3 Pts. de Vida Extra (15 pts.); Briga DX+1(2 pts.); Olfato +1 (2 pts.); Intimidação igual ST (6 pts.);
Desvantagens: IQ-2 (-15 pts.); Reputação –3 (-15 pts.); Intolerância: outras Raças, menos Globinóides (-5 pts.); Feio (-10 pts.)

Meio-Orc 10 pts.
São mestiços de Orc com Humanos. Um Meio-Orc pode se passar por um humano corpulento, mas em geral são bastante feios.
Vantagens: ST+1 (10 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+1 (10 pts.); 2 Pts. de Vida Extra (10 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Feio (-10 pts.).

Ogro 90 pts.
São humanóides espantosamente forte e de constituição maciça. A altura é olhada na tabela sem o acréscimo de ST e depois soma-se 40%. O peso é 5 vezes o normal da tabela.
Vantagens: ST+2 – ST Encantada +8 (natural) (75 pts.); HT+4 (45 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +2 (4 pts.); RD+3 (9 pts.); DP+1 (25 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Abascanto +3 (6 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Briga = DX (1 pts.).
Desvantagens: IQ-2 (-15 pts.); DX-2 (-15 pts.); Feio (-10 pts.); Hábitos Raciais Detestáveis (-15 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –3 (-15 pts.); Dislexia (-5 pts.).

Orog 45 pts.
São seres nascidos de um Ogro fêmea e um Orc macho. São uma raça de Orcs superiores. Medem de 1,75m a 2,00m. São guerreiros altamente organizados.
Tem aparência de um Orc, mas a coloração é verde e púrpura, não possuindo pelos. Os olhos são dourados por completo. Eles costumam carregar duas armas. É 10 cm maior que um humano de mesma ST e peso equivalente à altura.
Vantagens: ST+3 (30 Pts.); DX+1 (10 pts.); HT+2 (20 pts.); 2 pts. de Vida Extra (10 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Machado 2 Mãos DX+2 (8 pts.)
Desvantagens: Reputação –3 (-15 pts.); Sanguinolência (-10 pts.); Excesso de Confiança (-10 pts.); Feio (-10 pts.).
Ogrillon 105 pts.
Fruto da união de um Orc fêmea e um Ogro Macho. Ele é ainda mais bruto e violento, e normalmente aprende a falar apenas a Língua dos Ogro e um punhado de palavras da Língua dos Orcs.
O Ogrillon é do tamanho de Orc. Tem uma pele de qualquer tipo de cor e é coberta por pequenas placas com espetos (similares a pequenos chifres). Possuem dentes pretos e grandes, olhos púrpura com pupilas brancas e cabelo verde e opaco. São estéreis. Eles acham que moedas de ouro trazem sorte para eles.
Eles adoram destruição e combate. Tem altura e peso equivalente à sua ST.
Vantagens: ST+6 (80 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+3 (30 pts.); 2 pts. de Vida Extra (10 pts.); DP 2 (50 pts.); RD 5 (15 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Olfato +1 (2 pts.); Briga igual a DX (1 pt.);
Desvantagens: IQ-4 (-30 pts.); Obsessão (-15 pts.) por Combate; Hediondo (-20 pts.); Fantasia: que moedas de ouro trazem sorte (-5 pts.); Estéril (-3 pts.); Temeridade (-15 pts.); Sanguinolência (-10 pts.).

Bugbear 70 pts.
Grandes e musculosos. Seu couro varia de uma coloração amarela clara ao marrom amarelado, e os cabelos grossos vão do castanho ao ruivo. Os olhos assemelham-se aos de um animal selvagem, com uma coloração branca e esverdeada, de pupilas vermelhas, enquanto que as orelhas, em forma de cunha, projetam-se do topo da cabeça. A boca é cheia de presas longas e afiadas.
O nariz é muito parecido com o de um urso, possuindo também o mesmo olfato aguçado. O couro duro e as garras longas e afiadas também se parecem com as de um urso, mas são muito mais ágeis. Sua visão e audição são excepcionais e essas criaturas podem se movimentar com uma agilidade surpreendente quando necessário. Tem altura e peso equivalente à sua ST.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+2 (20 pts.); Ponto de Vida Extra +2 (10 pts.); DP +1 (25 pts.); RD+2 (6 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); Infravisão (15 pts.); Garras (15 pts.); Olfato +2 (4 pts.); Briga DX+1 – Maça/Machado DX+1 – Machado 2 mãos DX (10 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Feio (-10 pts.); Cobiça (-10 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Alcoolismo (-15 pts.).

Elfos
Alto-Elfo (Calaquendi) 110 pts.
Eles possuem cabelos negros e olhos verde, tem uma pele clara, são magros e delgados. Tem altura igual à sua ST e pesam 10 kgs à menos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Carisma +1 (5 pts.); Atraente (5 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Talento Musical +2 (2 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Imunidade (10 pts.); Noção do Perigo (15 pts.); Caminhar sobre a Neve (5 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Abascanto +3 (somente contra a Escola de Controle da Mente) (6 pts.); Visão Telescópica (aumento de 16x) (18 pts.); Infravisão (25m) (10 pts.); Camuflagem e Silêncio +10 imóvel e +5 movimentando (Somente em Floresta – Somente Sozinho ou com Elfos – Somente usando roupa ou armadura que se assimilam com a Floresta) (18 pts.); Trovador IQ+1 (2 pts.); Trato Social IQ+1 (2 pts.); Arco DX+1 (8 pts.); Espada de Lâmina Larga DX+1 (4 pts.); Reação com Halfling +1 (3 pts.).
Desvantagens: ST-1 (-10 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts.); Código de Honra: Sempre se portar com elegância (-10 pts.); Reação com Orcs –2 (-5 pts.); Reação com Anões –1 (-3 pts.).

Elfo Silvan (Laiquendi) 95 pts.
Pele é mais morena que o Alto-Elfo, cabelo varia de amarelo até vermelho cobre e os olhos castanho claro, verde e bege. Tem altura igual à sua ST e pesam 10 kgs à menos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Noção do Perigo (15 pts.); Recuperação Alígera (5 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Imunidade (10 pts.); Atraente (5 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Abascanto +3 (somente contra a Escola de Controle da Mente) (6 pts.); Infravisão (25m) (10 pts.); Camuflagem e Silêncio +10 imóvel e +5 movimentando (Somente em Floresta – Somente Sozinho ou com Elfos – Somente usando roupa ou armadura que se assimilam com a Floresta) (18 pts.); Arco DX+2 (16 pts.); Espada de Lâmina Larga DX+1 (4 pts.); Reação com Halfling +2 (5 pts.).
Desvantagens: ST-1 (-10 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts); Intolerância: à viajantes hostis (-5 pts.); Reação com Orcs –3 (-7 pts.); Reação com Anões –2 (-5 pts.).

Elfo Cinza (Sindar) 85 pts.
Tem cabelo prateado e olhos âmbar, ou cabelo de um pálido dourado e olhos violeta. Tem altura igual à sua ST e pesam 10 kgs à menos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Noção do Perigo (15 pts.); Carisma +1 (5 pts.); Atraente (5 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Imunidade (10 pts.); Aptidão Mágica nv. 1 (15 pts.); Abascanto +3 (somente contra a Escola de Controle da Mente) (6 pts.); Fadiga Extra +5 (15 pts.); Infravisão (25m) (10 pts.); Trato Social IQ+1 (2pts.); Trovador IQ+1 (4 pts.); Espada de Lâmina Larga DX+1 (4 pts.); Arco DX+1 (8 pts.); Reação com Halfling +1 (3 pts.).
Desvantagens: ST-1 (-10 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Código de Honra: sempre se portar com elegância (-10 pts.); Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts.); Compulsão: Estudos (-5 pts.); Reação com Orcs –2 (-5 pts.); Reação com Anões –1 (-2 pts.).

Elfo do Mar (Falmari) 130 pts.
Tem guelras de ambos os lados do pescoço, pele de um tom verde-prateado, cabelo vai do verde esmeralda ao azul profundo. Nas mãos e pés tem membranas natatórias. Tem altura igual à sua ST e pesam 10 kgs à menos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Atraente (5 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Guelras (10 pts.); Anfíbio (10 pts.); Imunidade (10 pts.); Abascanto +3 (somente contra a Escola de Controle da Mente) (6 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Visão Umbrosa (pode ver cor) (30 pts.); Membrana Nictante nv. 1 (10 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Resistência à Pressão (15 pts.); Noção do Perigo (15 pts.); Falar com Peixes (10 pts.); Fala Subaquática (8 pts.); Natação DX+3 (8 pts.); Trovador IQ+1 (4 pts.); Lança DX+1 (4 pts.).
Desvantagens: ST-1 (-10 pts.); Voto: sempre cumprir com a palavra (-10 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts.); Reação com Orcs –4 (-10 pts.); Reação com Anões –2 (5 pts.).

Elfo Negro (Moriquendi) 75 pts.
Peles negras, cabelos brancos e olhos e dentes de cores variadas. Tem altura igual à sua ST e pesam 10 kgs à menos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Atraente (5 pts.); Noção do Perigo (15 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Aptidão Mágica nv. 1 (15 pts.); Fadiga Extra +5 (15 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Reação com Goblinóides +2 (5 pts.); Furtividade DX+1 – Espada de Lâmina Larga DX+1 (8 pts.).
Desvantagens: ST-1 (-10 pts.); Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts.); Noturno (-10 pts.); Intolerância: outras raças (-10 pts.); Sadismo (-15 pts.); Reação com Anão –3 (-8 pts.); Reação com Elfo –2 (-5 pts.).

Meio-Elfo 25 pts.
Gerados a partir de um Alto-Elfo e um humano. Podem viver 150 anos.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); Atraente (5 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Extensão de Vida nv. 1 (5 pts.); Longevidade (5 pts.); Espada de Lâmina Larga DX+1 (4 pts.).
Desvantagens: Característica Não Natural: Orelhas (-5 pts.); Código de Honra: sempre se portar com elegância (-10 pts.); Reação com Orcs –1 (-2 pts.); Reação com Anões –1 (-2 pts.).

Anões
Anão (Naugrim) 80 pts.
Os anões são robustos e musculosos. Têm a bochecha rosada e olhos claros, a pele normalmente é muito bronzeada ou de uma cor marrom escura, seus cabelos são negros, cinzentos ou castanho escuro. Podem atingir 500 anos. A altura é cerca de 46 cm a menos que a ST e pesam 50 kgs a mais referente à altura de um homem.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); HT+1 (10 pts.); Fadiga Extra +2 (6 pts.); RD+1 (3 pts.); Extensão de Vida nv. 3 (15 pts.); ; Difícil de Matar +1 (5 pts); Abascanto +3 (não contra magia de sacerdotes) (6 pts.); Longevidade (5 pts.); Imunidade à Venenos (15 pts.); Infravisão (25m) (10 pts.); Nível de Carga 2,5-5-10-12-15 (5 pts.); Maça/Machado DX+3 (16 pts.); Perícias Artesanais IQ+3 (18 pts.); Prospecção IQ+1 (4 pts.).
Desvantagens: Deslocamento –1 (-5 pts.); Arco DX–2 (-16 pts); Funda DX–2 (-4 pts.); Avareza (-10 pts.); Reação com Orcs –4 (-10 pts.); Reação com Elfos –1 (-3 pts).

Anão Duegar 80 pts.
Os anões Duegar tem a pele quanto o cabelo variando de cinza claro ao cinza escuro. A altura é cerca de 54 cm a menos que a ST e pesam 15 kgs a mais referente à altura de um homem.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); HT+1 (10 pts.); Fadiga Extra +2 (6 pts.); RD+1 (3 pts.); Extensão de Vida nv. 3 (15 pts.); Difícil de Matar +1 (5 pts); Abascanto +3 (não contra magia de sacerdotes) (6 pts.); Longevidade (5 pts.); Imunidade à Venenos (5 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Nível de Carga 2,5-5-10-12-15 (5 pts.); Maça/Machado DX+3 (16 pts.); Perícias Artesanais IQ+3 (18 pts.); Prospecção IQ+1 (4 pts.); Camuflagem IQ+1 (2 pts.); Furtividade DX+2 (8 pts.).
Desvantagens: Restritamente Noturno (mas não sofre nada com Luz mágica ou artificial) (-15 pts.); Deslocamento –1 (-5 pts.); Arco DX–2 (-16 pts.); Funda DX–2 (-4 pts.); Avareza (-10 pts.); Reação com Orcs –4 (-10 pts.); Reação com Elfos –1 (-3 pts.).

Meio-Anão 40 pts.
São gerados a partir da um anão e um humano. São 5 cm mais alto que um anão de mesma força e são 15 kgs mais leve que um anão de peso equivalente a sua força.
Vantagens: ST+1 (10 pts.); Fadiga Extra +1 (3 pts.); Imunidade à Veneno (15 pts.); Infravisão (15 pts.); Nível de Carga 2-3-5-8-12 (5 pts.); Machado DX+2 (8 pts.); Longevidade (5 pts.).
Desvantagens: Avareza (-10 pts.); Reação com Orcs –2 (-5 pts.); Reação com Elfos –2 (-5 pts.).

Gnomo (Noegyth Nibin) 85 pts.
A pele é morena e escura, seus cabelos brancos e os olhos são azuis, claros ou violetas.
Os machos preferem manter as barbas e bigodes com estranhos cortes, e ambos os sexos tem orelhas arredondadas e narizes extremamente grandes. A altura é cerca de 46 cm a menos que a ST e pesam 40% menos referente à altura de um homem.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+2 (20 pts.); Alfabetizado (10 pts.); Extensão de Vida nv. 3 (15 pts.); Infravisão (25m) (10 pts.); Fadiga Extra +5 (15 pts.); Abascanto +3 (6 pts.); Inventor (25 pts.); Reação com Anão +2 (5 pts.); Qualquer Engenharia IQ+4 (12 pts.).
Desvantagens: ST–1 (-10 pts.); Obsessão (-10 pts.); Deslocamento –1 (-5 pts.); Ração com Orcs –2 (-5 pts); Reação com Humano –1 (-3 pts.).

Halfling (Periannath) 25 pts.
Eles possuem cabelos castanhos ou pretos, olhos azuis ou verdes e possuem pés peludos e grandes para o seu tamanha. Adoram uma boa refeição e uma mesa farta, e são sempre hospitaleiros com viajantes que não sejam hostis. A altura é cerca de 46 cm a menos que a ST e pesam o equivalente à sua ST.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); Imunidade à Veneno (15 pts.); Abascanto +3 (9 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); Furtividade DX+1 – Culinária IQ+1 (6 pts.).
Desvantagens: ST-2 (-15 pts.); Deslocamento –1 (-5 pts.); Gula (-5 pts.); Reação com Orc –2 (-5 pts.).

Povo Feérico
Pixie 95 pts.
Lembram pequenos Elfos, mas com orelhas maiores. Possuem duas asas prateadas, como as mariposas, e usam roupas brilhantes. Eles se alimentam de frutas e néctar. Sua expectativa de vida é de 300 anos. Sua altura é 65% menor que sua ST e 90% a menos que sua ST.
Vantagens: DX+3 (30 pts.); IQ+1 (10 pts.); Vôo com Asas (30 pts.); Aptidão Mágica nv.1 (15 pts.); Extensão de Vida nv.2 (10 pts.); Fadiga Extra +5 (105 pts.); Defesa Passiva +1 (25 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Atraente (5 pts.); Dom Mágico: Invisibilidade (auto energizado 2 pts.) (44 pts.); Dom Mágico: Ilusão Complexa (sem dispêndio de energia) (30 pts.); Reação com Elfos +2 (5 pts.); Furtividade DX+1 – Vôo DX+2 (12 pts.).
Desvantagens: ST-4 (-40 pts.); Senso de Dever: com a Natureza (-15 pts.); Vegetariano (-5 pts.); Ponto de Vida Reduzido -4 (-20 pts.); Tamanho Inconveniente (-15 pts.); Fragilidade (dobro de dano por contusão) (-20 pts.); Deslocamento –2 (no chão) (-10 pts.); Reação com Goblinóides –4 (-20 pts.).

Brownie 95 pts.
São pequenos humanóides benignos, que podem ter um parentesco distante com os Halfling. É pacífico e amistoso. São extremamente ágeis. Parecem pequenos Elfos, com cabelos castanhos e profundos olhos azuis. Podem viver 300 anos. Sua altura é 65% menor que sua ST e 70% a menos que sua ST.
Vantagens: DX+6 (80 pts.); IQ+2 (20 pts.); Aptidão Mágica nv.2 (25 pts.); Fadiga Extra +10 (30 pts.); Prontidão +3 (15 pts.); Empatia com Animais (5 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Extensão de Vida nv.2 (10 pts.); Perícias Artesanais +3 (18 pts.); Trato Social IQ+1 – Camuflagem IQ – Furtividade DX (5 Pts.).
Desvantagens: ST-6 (-50 pts.); Honestidade (-10 pts.); Pacifismo: Autodefesa (-15 pts.); Vegetariano (-5 pts.); Tamanho Inconveniente (-15 pts.); Pontos de Vida Reduzido -4 (-20 pts.); Reação -3: com visitantes hostis (-12 pts.).

Híbridos
Bulcentauro 210 pts.
Tem cabeça, tronco e braços humanos, mas o corpo é de búfalo e em sua cabeça há um par de chifres . A altura até o topo da cabeça é equivalente à ST e o peso é 10 vezes o da tabela.
Vantagens: ST+5 (não dá bônus no salto) (57 pts.); ST Natural +5 (não dá bônus no salto) (14 pts.); ST Encantada +22 (não pode manipular) (106 pts.); HT+4 (60 pts.); DP+1 (25 pts.); RD+5 (15 pts.); RD+2 na Cabeça (2 pts.); Hipoalgia (10 pts.); 4 Patas (4 pts.); Movimentação Encantada (Correndo) x2 (10 pts.); Imunidade (10 pts.); Chifre GDP+2 Perfuração (30 pts.); Olfato Aguçado +2 (4 pts.); Perícias: Briga = DX+1 – Corrida = HT+1 (10 pts.).
Desvantagens: IQ-2 (-15 pts.); Fobia: Claustrofobia (-15 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Fúria (-15 pts.); Sanguinolência (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.); Disopia: Miopia (-25 pts.); Daltonismo (-10 pts.).

Canídeo 110 pts.
Te a cabeça de cão e corpo humanóide coberto por pêlos, tem sua altura acrescida de 30 cm e pesa 50% a mais que o normal.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+3 (30 pts.); Imunidade (10 pts.); Olfato Discriminatório: Empatia (23 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Visão Noturna (10 pts.); Visão Periférica (15 pts.); Sono Reduzido (10 pts.); Olhos Polarizados (5 pts.); RD+2 (6 pts.); Tolerância à Temperatura (10 pts.); Super Audição (5 pts.); Olfato e Paladar Aguçado +5 (10 pts.); Audição Aguçado +5 (10 pts.); Mandíbula ST+8: -40% Natural, -40% Mandíbula (16 pts.); Presa: Corte (5 pts.); Perícias: Rastreamento = IQ+3 – Briga = DX+1 (10 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Aparência Hediondo (-20 pts.); Disopia: Miopia (-25 pts.); Sanguinolência (-10 pts.); Fúria (-15 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Voto: Paz com os Felineos (-10 Pts.); Senso de Dever: Familiares e Amigos (-5 pts.).

Centauro 135 pts.
Tem cabeça, tronco e braços humanos, mas o corpo é de cavalo. A altura até o topo da cabeça é equivalente à ST+20 cm e o peso é 8 vezes o da tabela.
Vantagens: ST+3 (não dá bônus no salto) (29 pts.); ST Encantada +16 (não pode manipular) (93 pts.); HT+2 (20 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); RD+2 (6 pts.); 4 Patas (4 pts.); Movimentação Encantada (Correndo) x2 (10 pts.); Imunidade à Venenos (15 pts.); Imunidade (10 pts.); Perícias: Adestramento de Animais = IQ – Salto = DX – Corrida = HT – Sobrevivência Planície = IQ (11 pts.).
Desvantagens: Fobia: Claustrofobia (-15 pts.); Senso de Dever com a Natureza (-15 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Excesso de Confiança (-10 pts.); Timidez (-5 pts.); Teimosia (-5 pts.).

Felineo 115 pts.
Te a cabeça de felino e corpo humanóide coberto por pêlos, tem sua altura normal e pesa 7,5 kgs a menos que o normal.
Vantagens: ST+1 (10 pts.); DX+4 (45 pts.); IQ+1 (10 pts.); HT+1 (10 pts.); Presa: Corte (5 pts.); Garra (30 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Equilíbrio Perfeito (25 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Flexibilidade (15 pts.); Difícil de Matar +1 (5 pts.); Olhos Polarizados (5 pts.); Olfato Aguçado +2 (4 pts.); Visão Aguçada +3 (6 pts.); Audição Aguçada +3 (6 pts.); Perícias: Acrobacia = DX – Briga = DX – Furtividade = DX+2 (9 pts.).
Desvantagens: Aparência Hediondo (-20 pts.); Fúria (-15 pts.); Cleptomania (-15 pts.); Fanfarronice (-10 pts.); Curiosidade (-10 pts.); Voto: Paz com os Canídeos (-10 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Senso de Dever: Familiares e Amigos (-5 pts.).

Homem-Inseto 160 pts.
Eles se parecem com grandes formigas, porém se locomovem em duas patas, tem a altura normal conforme a sua ST e pesa 20 kg a menos que sua ST.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); HT+2 (20 pts.); RD+2 (6 pts.); DP+1 (25 pts.); Comunicação Secreta (20 pts.); Nível de Carga 2,5-5-10-12-15 (5 pts.); Braço Extra x2 (20 pts.); Coordenação Plena x2 (100 pts.).
Desvantagens: Vida Curta (-10 pts.); Mudo (-25 pts.); Estéril (-5 pts.); Aparência Desagradável (-5 pts.); Secreção (-1 pts.).

Minotauro 85 pts.
Eles têm a cabeça de touro e cascos em vez de pés, e tem o resto do corpo de um humano. O pêlo varia de marrom à negro, enquanto a pele do corpo é como a dos humanos normais. São 20% maior que um humano de mesma ST e pesam o equivalente à sua altura.
Vantagens: ST+4 (45 pts.); DX+1 (10 pts.); HT+3 (30 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); RD +3 (9 pts.); RD+2 na Cabeça (2 pts.); Abascanto +4 (8 pts.); Senso de Direção (5 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Visão Periférica (15 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Chifres GDP+2 perfuração (30 pts.); Briga = DX (1 pts.).
Desvantagens: IQ-2 (-15 pts.); Hediondo (-20 pts.); Fúria (-15 pts.); Hábitos Raciais Detestáveis (-15 pts.); Reputação –3 (-15 pts.); Sanguinolência (-10 pts.); Intolerância à Gnoll (-10 pts.).

Wemic 160 pts.
Tem cabeça, tronco e braços humanos com feições felinas e o corpo é de leão, possuem pêlo por todo o corpo e seus cabelos se parecem com jubas de leão na cor negra. A altura até o topo da cabeça é equivalente à ST e o peso é 3 vezes o da tabela.
Vantagens: ST+3 (não dá bônus no salto) (29 pts.); ST Encantada +11 (não pode manipular) (72 pts.); HT+3 (30 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); DP+1 (25 pts.); RD+3 (9 pts.); 4 Patas (4 pts.); Movimentação Encantada (Correndo) x2 (10 pts.); Olhos Polarizados (5 pts.); Hipoalgia (10 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Presas: Corte (5 pts.); Garras (30 pts.); Perícias: Furtividade = DX+2 – Rastreamento = IQ+2 (10 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Aparência Hediondo (-20 pts.); Fobia: Claustrofobia (-15 pts.); Fúria (-15 pts.); Primitivismo NT1 (-10 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Senso de Dever: Familiares (-5 pts.).

Reptilíanos
Reptante 120 pts.
Eles se parecem com enormes lagartos bípedes e podem ser de cor variada. Suas escamas brilhantes fazem deles criaturas bonitas. Já suas garras e presas os tornam temíveis. Tem a altura compatível com sua ST e pesam 15 kgs a mais do que na tabela.
Vantagens: ST+4 (45 pts.); HT+3 (30 pts.); Tolerância à Altas Temperaturas (5 pts.); Presas (5 pts.); Cauda (5 pts.); RD+2 (6 pts.); Recuperação Física (10 pts.); Garra (15 pts.); Visão Periférica (15 pts.); Regeneração (40 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); Perícias: Camuflagem = IQ – Briga = DX – Sobrevivência Deserto = IQ (4 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Intolerância (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Hábitos Raciais Detestáveis (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.); Timidez (-5 pts.).

S’tarra 45 pts.
São humanóides, embora seus membros delgados e os corpos cobertos de escamas sejam facilmente distinguíveis. A coisa mais incomum é a cabeça, como a cabeça de uma Naja, com olhos de pupilas estreitas e sem pálpebras, mandíbula com presas e língua bífida. Tem altura e peso equivalente à sua ST.
Vantagens: IQ+2 (20 pts.); HT+1 (10 pts.); Olfato Discriminatório (Funciona com Empatia) (23 pts.); Ultra Flexibilidade das Juntas (5 pts.); Aptidão Mágica nv. 1 (15 pts.); Visão Periférica (15 pts.); RD 1 (3 pts.); Infravisão (15 pts.).
Desvantagens: Duro de Ouvido (-10 pts.); Hediondo (-20 pts.); Reputação –4 (-20 pts.); Intolerância à Humanos (-10 pts.).

Velox 100 pts.
Tem corpo reptiliano, com a cauda do tamanho do corpo, pernas compridas e braços proporcionais ao corpo. Sua pele é verde musgo e seus olhos amarelados e localizados na frente do rosto.
Tem uma altura equivalente à sua ST e o peso é 10 % menor.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); DX+2 (20 pts.); HT+2 (20 pts.); Garra (40 pts.); Regeneração (40 pts.); Super Corrida nv. 1 (20 pts.); Reflexo em Combate (15 pts.); Recuperação Física (10 pts.); Presas (5 pts.); Cauda (5 pts.); RD 2 (6 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); Briga = DX+1 (2 pts.).
Desvantagens: IQ-1 (-10 pts.); Hediondo (-20 pts.); Tempo de Vida Reduzido (-25 pts.); Restritamente Carnívoro (-10 pts.); Duro de Ouvido (-10 pts.); Primitivismo nv.1 (-5 pts.); Fúria (-15 pts.); Reputação –2 (-10 pts.).

Ceratops Macho 175 pts./Fêmea 85 pts.
São identificados através da cabeça pesada, sempre protegida por um escudo de ossos. A maioria tem 3 chifres dispostos um no focinho e os outros dois sobre os olhos como se fossem sobrancelhas.
Somasse 1 metro na altura equivalente para o macho e 40 cm no caso da fêmea, e pesam os machos 3 vezes mais e a fêmea 40% à mais.
As fêmeas são dóceis, mansas e submissas. Os machos são extremamente agressivos. Cada família é composta de um macho e 1d6 fêmeas.
Machos: Vantagens: ST+4 (45 pts.); ST Natural +10 (60 pts.); HT+4 (45 pts.); Regeneração (40 pts.); Visão Periférica (15 pts.); Chifre (30 pts.); DP 1 (25 pts.); RD 3 (9 pts.); Escudo DP3 RD6 (10 pts.); Cauda (5 pts.); Recuperação Física (10 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); Perícias: Briga = DX – Escudo = DX (2 pts.);
Desvantagens: DX-2 (-15 pts.); Primitivismo nv.1 (-5 pts.); Fúria (-15 pts.); Acrofobia Grave (-20 pts.); Duro de Ouvido (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Hediondo (-20 pts.).
Fêmeas: Vantagens: ST+4 (45 pts.); HT+2 (20 pts.); RD 1 (3 pts.); Chifre (15 pts.); Cauda (5 pts.); Regeneração (40 pts.); Recuperação Física (10 pts.); Visão Periférica (15 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.).
Desvantagens: DX-1 (-10 pts.); Pacifismo (-15 pts.); Primitivismo nv.1 (-5 pts.); Duro de Ouvido (-10 pts.); Reputação –1 (-5 pts.); Hediondo (-20 pts.).

Gigantes
Gigante Comum 165 pts.
São humanos em grande proporções. A altura é igual a sua ST sem bônus +60 % e seu peso é 4 vezes mais.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); ST+13 Natural (78 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +3 (15 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); RD2 (6 pts.); Movimentação Encantada: Correndo (10 pts.); Alcance Extra: +1 Hex. (20 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.).
Desvantagens: DX-1 (-10 pts.); Mau Humor (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Timidez ou Intolerância (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.).

Gigante do Pântanos 140 pts.
São humanos em grande proporções, mas com a pele cinza, com cabelos e olhos negros. A altura é igual a sua ST sem bônus +30 % e seu peso é 2 vezes mais.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); ST+8 Natural (54 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +3 (15 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); RD4 (12 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.); Imunidade (10 pts.).
Desvantagens: DX-1 (-10 pts.); Mau Humor (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –1 (-5 pts.); Timidez (-5 pts.); Teimosia (-5 pts.).

Gigante do Gelo 170 pts.
São humanos em grande proporções, com pele branco-gelo, com cabelos e olhos em tons de azul. A altura é igual a sua ST sem bônus +40 % e seu peso é 3 vezes mais.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); ST+13 Natural (78 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +3 (15 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); RD4 (12 pts.); Movimentação Encantada: Correndo (10 pts.); Alcance Extra: +1 Hex. (20 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.); Imunidade ao Gelo e Frio (15 pts.)
Desvantagens: DX-1 (-10 pts.); Mau Humor (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Timidez ou Intolerância (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.); Vulnerabilidade: Fogo nv.1 (-15 pts.).

Gigante do Fogo 180 pts.
São humanos em grande proporções, com pele branca bronzeada, e olhos e cabelos nas cores marrom ou vermelha. A altura é igual a sua ST sem bônus +80 % e seu peso é 5 vezes mais.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); ST+17 Natural (87 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +4 (20 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +2 (4 pts.); RD4 (12 pts.); Movimentação Encantada: Correndo (10 pts.); Alcance Extra: +1 Hex. (20 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.); Imunidade ao Fogo e Calor (15 pts.).
Desvantagens: DX-2 (-15 pts.); Mau Humor (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Timidez ou Intolerância (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.); Vulnerabilidade: Gelo nv.1 (-15 pts.).

Ciclopes 205 pts.
São humanos em grande proporções, com apenas um olho no centro do rosto. A altura é igual a sua ST sem bônus +100 % e seu peso é 6 vezes mais.
Vantagens: ST+4 (45 pts.); ST+21 Natural (80 pts.); IQ+2 (20 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +4 (20 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +2 (4 pts.); RD3 (9 pts.); Movimentação Encantada: Correndo (10 pts.); Alcance Extra: +1 Hex. (20 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.); +3 em Perícias Artesanais (18 pts.).
Desvantagens: DX-3 (-20 pts.); Mau Humor (-10 pts.); Tamanho Inconveniente (-10 pts.); Reputação –2 (-10 pts.); Intolerância (-10 pts.); Timidez (-5 pts.); Caolho (-15 pts.).

Gigante Troll 325 pts.
São humanos em grande proporções. Tem a pele de cor âmbar, olhos e cabelos de jade, possui um par de pequenos chifres na testa. Sua altura é 30% a mais e seu peso é 2 vezes maior.
Vantagens: ST+5 (60 pts.); HT+4 (45 pts.); Ponto de Vida Extra +4 (20 pts.); Olfato/Paladar Aguçado +3 (6 pts.); RD3 (9 pts.); Hipoalgia (10 pts.); DP1 (25 pts.); Imortalidade (140 pts.); Garras (15 pts.); Presas (5 pts.); Reação com Elfos +1 (3 pts.); Recuperação Física 2HT/segundo: menos ataques à base de Fogo, Ácido e Relâmpago (120 pts.).
Desvantagens: Reação Goblinóides –4 (-20 pts.); Voto (-10 pts.); Característica Não Natural: Cor (-5 pts.); Carnívoro (-10 pts.); Desagradável (-5 pts.); Vulnerabilidade: Fogo, Ácido e Relâmpago nv.2 (-46 pts.).

Elementais
Água 340 pts.
São seres com um corpo cristalino coberto por uma pele fina, seus olhos são de uma cor azul anil, sua altura e peso são normais.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); DX+3 (30 pts.); IQ+10 (175 pts.); HT+5 (60 pts.); Recuperação Física (100 pts.); Imune à Ataques de Água (15 pts.).
Desvantagens: Vulnerabilidade à Ataques de Fogo nv.2 (-30 pts.).

Ar 340 pts.
São seres de corpo translúcidos coberto por uma pequena camada de pó, seus olhos são brancos, sua altura e peso variados.
Vantagens: ST+3 (30 pts.); DX+10 (175 pts.); IQ+5 (60 pts.); HT+3 (30 pts.); Velocidade Ampliada +4 (100 pts.); Imunidade à Ataques de Ar (15 pts.).
Desvantagens: Vulnerabilidade à Ataques de Terra nv.2 (-30 pts.).

Fogo 345 pts.
São seres de corpo flamejante coberto com uma pele de magma, seus olhos são negros e, sua altura e peso são variáveis.
Vantagens: ST+5 (60 pts.); ST Natural +15 (69 pts.); DX+3 (30 pts.); IQ+3 (30 pts.); HT+7 (100 pts.); Corpo Flamejante nv.12 (72 pts.); Regeneração (40 pts.); Imunidade à Ataques de Fogo (15 pts.).
Desvantagens: Vulnerabilidade à ataques de Água nv.2 (-30 pts.).

Terra 340 pts.
São seres de corpo rochoso com pele de marmore, seus olhos são de cores variadas, sua altura é 20% a mais que sua ST e seu peso é 3 vezes do que o normal de sua ST.
Vantagens: ST+5 (60 pts.); ST Natural +6 (36 pts.); DX+1 (10 pts.); IQ+1 (10 pts.); HT+10 (175 pts.); DP+3 (75 pts.); RD+9 (27 pts.); Imunidade à Ataques de Terra (15 pts.).
Desvantagens: Vulnerabilidade à Ataques de Ar nv.2 (-30 pts.).

Vazio 345 pts.
São seres de corpo de trevas, com pequenas luzes em todo o corpo, não possuem peso e tem altura normal.
Vantagens: ST+1 (10 pts.); DX+3 (30 pts.); IQ+10 (175 pts.); HT+2 (20 Pts.); Insubstancial: +20% carga leve; +100% pode afetar seres substanciais; -50% é eternamente insubstancial; (136 pts.); Aptidão Mágica nv.1 (15 pts.).

Tocados pelos Planos
Aasimar (meio-celestial) 50 pts.

São de aparência humana. Possui peso e altura conforme sua ST.
Vantagens: IQ+2 (20 pts.); Idade Imutável (15 pts.); Prontidão +2 (10 pts.); Carisma +2 (10 pts.); RD 4 Contra: Fogo, Gelo e Eletricidade (8 pts.).
Desvantagens: Característica Não Natural: Tatuagem Azul Celeste e se converte em Verde Água de tempo em tempo (-5 pts.).

Tiefling (meio-demônio) 45 pts.
Possui peso e altura conforme sua ST.
Vantagens: DX+2 (20 pts.); IQ+2 (20 Pts.); Magia Trevas: max. 3 hex., 2 de fadiga por hex., dura 1 min. (8 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); .); RD 4 Contra: Fogo, Gelo e Eletricidade (8 pts.).
Desvantagens: Estigma Social: vindo do plano infernal (-15 pts.); Características Não Natural: Dentes Pontiagudos, Par de Chifres, Cauda e Pele de Cor Vermelho-Azul (-15 pts.).

Genasi (meio-elementais)
Ar 45 pts.
Vantagens: DX+1 (10 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Respiração Desnecessária (20 pts.); Dom Mágico Levitação: 1 vez por dia (10 pts.).
Desvantagens: Arrogante (-10 pts.); Característica Não Natural: pele azul claro (-5 pts.).

Terra 35 pts.
Vantagens: ST+2 (20 pts.); HT+1 (10 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Dom Mágico Geolocomoção: 1 vez por dia (4 pts.).
Desvantagens: IQ+1 (-10 pts.); Teimosia (-5 pts.); Característica Não Natural: pele rochosa (-5 pts.).

Fogo 35 pts.
Vantagens: IQ+2 (20 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); RD 4: contra fogo (4 pts.); Dom Mágico Corpo de Fogo: 1 vez por dia (5 pts.).
Desvantagens: Mau Humor (-10 pts.); Característica Não Natural: pele vermelho-fogo (-5 pts.).

Água 45 pts.
Vantagens: HT+2 (20 pts.); Anfíbio (10 pts.); Visão Umbrosa (25 pts.); Dom Mágico Criar Água: 1 vez por dia (3 pts.); Guelras (10 pts.).
Desvantagens: Distração (-15 pts.); Característica Não Natural: pele azul-verde (-5 pts.).

Diversos
Furios -30 pts.
Furios não é propriamente uma raça e sim uma maldição (esta maldição é incluída como desvantagem do personagem). Qualquer raça pode ser amaldiçoado pelo espírito da fúria. Furios é a essência primordial da fúria. Teste Força de Vontade –6 para não entrar no estado de fúria (esta Força de Vontade é considerada no máximo de 14 e depois colocando o redutor).
Vantagens: ST+4 (45 pts.); HT+2 (20 pts.).
Desvantagens: Fúria (-15 pts.); Sanguinolência (-10 pts.); Excesso de Confiança (-10 pts.); Impulsividade (-10 pts.); Aparência Desagradável (-5 pts.).

Magog 85 pts.
São seres humanoídes, sua face lembra a de um morcego e seu corpo é coberto por pêlos, sua altura e peso são calculados normalmente.
Vantagens: IQ+2 (20 pts.); HT+1 (10 pts.); Fadiga Extra +5 (15 pts.); Garras (15 pts.); Controle de Metabolismo x3 (15 pts.); Sonar (25 pts.); Tolerância à Temperatura x2 (20 pts.); Ataque Sônico: DMax.6, 2d, 1/4 da RD, 2 PT de Fadiga e NH=IQ (30 pts.).
Desvantagens: ST-1(-10 pts.); Hediondo (-20 pts.); Paranóia (-10 pts.); Voto de Pobreza (-10 pts.); Crendice em um ser divino único e tangível (-5 pts.).

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