Medusas para GURPS 4th

Elaborado por: Sérgio Artigas
Na net: http://estudioartigas.blogspot.com/

Inspiradas nas medusas do jogo God of War 2.

Da Natureza do Olhar da Medusa

De acordo com esta abordagem, o olhar da medusa não é exatamente um poder mágico e sim um tipo de Habilidade especial.
A forma como ele é empregado também difere da lenda original. Aqui ele é uma espécie de “raio” ou “projeção”, não uma simples olhadela.
A lenda diz que lutar de olhos vendados ou olhando o reflexo de um espelho pode evitar o olhar da medusa, contudo é uma lenda perigosa, visto que não é o olhar em si, mas sim as emanações que petrificam a vítima. No entanto itens especificamente encantados podem defletir o olhar da medusa, que é imune aos efeitos do próprio poder.
Em termos de regras, a medusa pode usar seu olhar apenas adotando uma manobra concentrar no seu turno, onde o olhar começa a agir em uma área determinada pela vontade da medusa.
Ela pode manter o olhar por até 4 segundos, e deve manter a manobra concentrar enquanto usa o poder. Depois de usar o olhar ela tem que ficar um tempo igual ao de uso sem utilizá-lo, ou seja, se manteve o olhar por 3 segundos deve ficar 3 segundos sem utilizá-lo, mas durante este tempo ela pode agir naturalmente.
A única forma segura de se proteger contra o olhar sem itens encantados é se esquivando do “raio”, que é visível a olho nu. Para fins de disputa de habilidades o olhar da medusa possui um NH igual a DX+4.
Também é possível se proteger atrás de objetos sólidos como colunas ou muros.
Quase nada se sabe a respeito do funcionamento desse poder, muitos magos se interessam em entender tais qualidades não mágicas, mas estudar tais criaturas se mostrou uma tarefa árida. Ainda assim existem uns poucos no mundo que acumularam algum conhecimento acerca destes seres, e é possível para alguns magos taxidermistas mumificar a cabeça de uma medusa mantendo as propriedades sobrenaturais, tornando-a uma arma para quem aprender a usá-la (por um preço ultrajante, é claro).
Um ser vivo transformado em estátua de pedra pelo olhar da medusa está virtualmente morto, no entanto sua alma permanecerá apegada à estátua por um certo tempo, dentro do qual é possível reverter a maldição.Depois deste tempo a alma estará perdida para sempre(Ou quase. Existem rumores que certos necromantes podem conjurar e reatar a alma perdida ao corpo, mas as recompensas exigidas para tal são inimagináveis.)
A estátua formada tem uma estrutura frágil e quebradiça, de modo que uma estátua petrificada possui 10 HP, sendo que cada ponto de dano tomado enquanto pedra se transforma em 3 quando a maldição é revertida. Se a estátua tomar mais que 10HP de dano ela será destruída e o ser petrificado será morto instantaneamente.
O peso das estátuas é de mais ou menos 200kg por SM para seres humanóides.
Após virar pedra a vítima perde 1HP por dia. Quando a HP ficar negativa a vítima estará perdida para sempre.
Se revertida do estado petrificado a vítima sofre imediatamente os efeitos do dano acumulado ao longo dos dias.

Da Morfologia da Medusa:

A aparência da medusa também difere substancialmente da Górgona original, ela na verdade é uma mistura de Naga e Medusa, ou seja, possui um corpo longo de serpente da cintura para baixo e um corpo semelhante ao de uma mulher humana da cintura para cima.
O corpo é coberto de escamas, muitas vezes decoradas com padrões coloridos ou camuflados, ela possui garras afiadas como as de um felino nas mãos, presas inoculadoras na boca e possui serpentes no lugar do cabelo.
Algumas têm uma aparência aterrorizante enquanto outras são angelicamente belas.

Das técnicas de combate:

Naturalmente, o principal ataque da medusa é seu olhar petrificante, mas elas já são bastante letais sem eles.
As medusas têm uma tendência ao ataque surpresa, são bastante astutas e ardilosas. Elas conhecem muito bem os seus covis e sempre usarão o terreno como arma, tirando o máximo possível de vantagem do elemento surpresa.
As menores contam com sua agilidade na hora de lutar, e sempre que possível manterão uma distância segura do alvo atacando e recuando, e utilizando o olhar petrificante sempre que possível.
Elas podem atacar de longe com o olhar, a média distância com as garras ou chicotadas da cauda e de perto com ataque constritor, ou o veneno inoculado pelas serpentes na sua cabeça ou pelas presas em sua boca.
As medusas podem atingir tamanhos gigantescos, e essas se utilizam mais da força bruta e de seu peso maciço para aniquilar seus oponentes. Ataques como pancadas esmagadoras com a cauda ou saltos sobre o oponente de lugares altos são comuns, assim como o arremesso de objetos pesados ou demolição parcial do ambiente a fim de soterrar os inimigos em escombros.

Dos hábitos e habitat:

Pouco se sabe a respeito dos hábitos das medusas, mas são certamente carnívoras e de natureza maligna. Não se sabe como surgiram, mas alguns magos e escolásticos especulam alguma ligação com a magia. Elas parecem possuir uma forma de hibernação letárgica que pode durar anos, pois vivem em lugares inóspitos e distantes, onde encontrar alimento nem sempre é possível.
Alguns dizem até que elas são capazes de se transformarem em pedra e voltar ao normal à vontade.
As medusas se refugiam em ruínas de construções antigas, afastadas da civilização. Normalmente não são seres sociáveis, mas nos locais onde uma grande matriarca habita sempre são encontradas dezenas de “filhas” vivendo no mesmo local.
Elas não possuem linguagem alguma, pelo menos nenhuma que se pareça com as línguas dos povos livres.
Elas são seres inteligentes, mas parece que toda sua inteligência está voltada à malícia e crueldade.

Medusa Menor

Aparência:
Cerca de 5 metros de comprimento, com braços delgados terminados em mãos alongadas providas de garras enormes.

ST- 14, DX- 13, IQ- 8, HT- 11
Will- 10, Per- 12, FP- 11, HP- 18
Basic Speed- 7 Basic Move- 7 Dodge- 10
Damage- 1d Thr 2d Sw
SM +3, long, Verminform
120 Kg


Traits:
DR 2
sharp teeth
Crushing striker,tail- Thr+1, alcance 1,2
Sharp Claws
Constriction attack
Magic Resistance 3

Olhar petrificante: Alcança 5m em linha ou 3m em cone, precisa ficar 3 turnos em contato com a vítima para que ela se torne pedra(não necessariamente consecutivos mas tem de ser durante o mesmo olhar), e mesmo tendo sido transformado em pedra o alvo tem direito a um teste de will-2 com acúmulo de -1 por turno falhado nos 3 primeiros turnos a fim de lutar contra a maldição, caso obtenha sucesso no teste de will o personagem deve fazer um teste de ST-4 a fim de quebrar o invólucro rochoso antes que ele se aprofunde.
Poisonous Bite: One minute delay, 2D damage ,HT-3 to resist, follow up attack, cyclic, 1 hour, 5 cycles after the first, halted by medical care. A victim who loses 1/3, ½ or 2/3HP has -2, -4, -6 DX, respectively.
(sugar o veneno da ferida leva 1 min, requer um teste de 1os socorros ou medicina e confere +2 para resistir ao veneno.)

Skills:
Brawling-15
Wrestling-13
Stealth-13

Medusa Matriarca

Aparência:
Cerca de 10 metros de comprimento, muito obesa e com mãos e garras ataracadas.

ST- 27, DX- 12, IQ- 9, HT- 12
Will- 11, Per- 12, FP- 11, HP- 30
Basic Speed- 5 Basic Move- 5
Dodge- 8
Damage- 3d-1 Thr 5d+1 Sw
SM +4, long, Verminform
1000 Kg

Traits:
DR 2
sharp teeth
High pain threshold
Crushing striker,tail- Thr+1, alcance 1,2
Blunt Claws
Constriction attack
Magic Resistance 3
Very Fat

Olhar petrificante: Alcança 10m em linha ou 5m em cone, precisa ficar 1 turno em contato com a vítima para que ela se torne pedra, é impossível resistir à petrificação.
Ela também pode usa-lo como um ataque total fazendo uma varredura que atinge uma área de 10x10. O ataque dura 1 segundo, é impossível esquiva-lo, um teste de Will da medusa x HT da vítima é aplicado para tentar resistir à petrificação.

Poisonous Bite: One minute delay, 3D damage ,HT-6 to resist, follow up attack, cyclic, 1 hour, 5 cycles after the first, halted by medical care. A victim who loses 1/3, ½ or 2/3HP has -2, -4, -6 DX, respectively.
(sugar o veneno da ferida leva 1 min, requer um teste de 1os socorros ou medicina e confere +2 para resistir ao veneno.)

Skills:
Brawling-14
Wrestling-13
Stealth-12

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