Sistema alternativo para criação de personagens GURPS

Autor: Brunno Vodola Martins
E-mail: otacon@ajato.com.br

<-> Introdução <->

O primeiro passo para criar personagens dessa maneira é esquecendo (quase) completamente do velho método de criação de personagens.
Isso mesmo, "liberte-se". Então siga os passos abaixo e você ira criar um personagem com mais ou menos 100 pontos, ocorrendo pequenas variações.

<-> Seleção de atributos <->
O personagem recebe de 5 a 10 pontos para distribuir entre os atributos sendo que o máximo de pontos permitidos em um único atributo é de 4. Após a distribuição some 10 em cada atributo e você terá o resultado final. Um personagem pode adquirir pontos negativos em alguns atributos ganhando mais pontos para outros. Pode-se ter no máximo -3 pontos em atributos.

<-> Perícias <->
O personagem recebe de 25 a 35 pontos para distribuir entre suas perícias e então soma estes valores ao atributo base com os seguintes redutores dependendo da dificuldade:
Perícias Fáceis: -1;
Perícias Médias: -2;
Perícias Difíceis: -3;
Perícias Muito Difíceis: -4.
O máximo de pontos permitidos em uma única perícia é de 4. Após a distribuição some o valor de cada perícia com seu atributo-base e subtraia a dificuldade. Esse será o NH final.

<-> Vantagens, Desvantagens e Peculiaridades <->
O personagem compra suas vantagens normalmente e então compra desvantagens e peculiaridades para que anulem o custo das vantagens.
FIM! Agora escolha seus itens, preencha sua, carga, velocidade, etc., bla bla bla...

<-> Conversões <->
Nem sempre é preciso distribuir os pontos separadamente. Pode-se converter alguns valores e então, por exemplo, gastar pontos que seriam destinados aos atributos em suas vantagens. Acompanhe abaixo a conversão de valores.
1 ponto de atributo = 10 pontos de vantagem/desvantagem
1 ponto de perícia = 2 pontos de vantagem/desvantagem
5 pontos de perícia = 1 ponto de atributo

Essa tabela não é completamente certa no que diz respeito às conversões envolvendo PERÍCIAS. Quanto à única conversão que não envolve perícias, esta pode ser usada sem receios. É aconselhável não utilizar essas conversões em grande escala, pois pode tornar a criação de personagem mais complicada e desbalanceada.

Voltar