Bastão e lança:
Bastão é pré-definido como lança-2. Ok. Acontece que lança é F/M, enquanto bastão é F/D. Além disso, o aparar de uma lança corresponde a ½ do NH, e aparar com bastão corresponde a 2/3 do NH. Então vale a pena comprar um NH alto em lança para atacar e usar o nível pé definido em bastão para aparar.
Nota: Esse pré-definido é válido dependendo do modo que se segura à lança. Neste caso, a lança deve ser empunhada como um bastão (2 mãos) que apenas ataca com estocada.
Primeiros Socorros e Medicina:
A perícia primeiros socorros é útil e barata, até um guerreiro deveria ter. Mas se quer um pc médico e está disposto a investir nisso, prefira medicina. Por 20 pontos você consegue IQ +8 em medicina, ganhando ainda os pré-definidos IQ +8 em Primeiros Socorros, IQ +4 em diagnose e IQ +3 em Cirurgia.
Combo Social:
Por apenas 28 pontos, você pode descolar altíssimos níveis de habilidade em cinco perícias sociais bem úteis: Atuação, Lábia, Dissimulação, Trovador e Intimidação.
· Compre a vantagem voz melodiosa, por 10 pontos.
· Gaste 10 pontos com a perícia Atuação. Com isso você tem IQ +4 (+6 graças à voz melodiosa).
· Dissimulação é pré-definido como Atuação -2. Então você já tem IQ +4 sem gastar nada. Por mais 4 pontos você eleva isso para IQ +6.
· Trovador é pré-definido como atuação -2. Com aquele +2 por voz melodiosa, temos IQ +6 sem gasto nenhum.
· Lábia é pré-definido como Dissimulação -5. Você já tem IQ +1. Por mais 4 pontos eleva-se isso para IQ +3.
· Intimidação é pré-definido como atuação -3. Nesse caso, significa IQ +3 de graça.
No final das contas, um personagem com IQ 14 teria: Atuação 20, Dissimulação 20, Trovador 20, Lábia 17 e Intimidação 17. São números bem altos, por apenas 28 pontos.
Contrate seu próprio exercito!
Por que lutar quando se pode contratar e equipar um exército que o faça por você? Comece comprando a vantagem Podre de Rico. Com isso você já começa com um bom capital. Compre também memória eidética no segundo nível, isso garante que você terá perícias mentais elevadas por um baixo custo. Depois você deve pagar 5 pontos em Diplomacia, que garantem um NH IQ +8, política é pré definido como diplomacia -5, então temos IQ +3. Compre Trato Social (gaste também alguns pontos aqui, vai valer a pena). Com essas perícias você pode ser um nobre da corte ou diplomata, e ganhar 100 vezes a soma dos NHs dos pré requisitos. Como você é podre de rico, você tem o salário multiplicado por 10. Com esses valores você ganha, como salário, uma quantia elevada. Para cada ponto que você gastar em diplomacia seu salário é acrescido em pelo menos 4000$!
Esquiva para guerreiro de 100 pontos!
Como esquivar ou aparar ou bloquear bem com um guerreiro de 100 pontos?
ST 12, DX 14, HT 12 – 85 pontos, Reflexos em combate – 15 pontos, Corrida 4 12, Espada Larga 8 16, Escudo 4 16 – 16 pontos, Itens: Espada larga $500 1,5 kg; Escudo médio DP+3 $60 7kg, Armadura Loriga de couro DP+2 RD+2 $350 10 kg
Resultado: por 116 pontos você tem: aparar e bloqueio 9 + 5 (DPs) = 14
O melhor de tudo é a sua esquiva, que por essa bagatela você terá em valor 13!! (esquiva 8 + DP 5)
Sem contar as desvantagens, peculiaridades...
Nota: Existem mestres que não permitem que a corrida influencie a esquiva (algo um tanto lógico), logo, converse com o GM antes de usar esse “combo”.
Combos mágicos
Na verdade, isso não é um combo, é uma apelação sem tamanho.
Magia 1: Translocação, mágica de bloqueio que desloca o operador para um hexágono livre. Fazendo-o, assim, escapar do golpe. Custa 2 pontos. Com NH 20, não custa nada e o mago ganha uma “esquiva” no valor 20! E operador, para não ficar atordoado no próximo turno, precisa ser bem sucedido em um teste de percepção corpórea (F/D), o que não é nada de mais.
Magia 2: Levitação, mágica comum que faz o operador, ou o alvo, “levitar” a 3 m/s em qualquer direção. Custa 1 ponto cada 40 kg. Com NH 20, não custa nada. E mesmo com NH 15, operador só vai pagar 1 ponto de fadiga para ficar 1 minuto no ar! (e se deslocar até 180 metros em linha reta!)
Magia 3: Esterilizar, uma mágica simples e aparentemente inútil. Porém ela pode ser usada contra seres vivos, afetando a flora intestinal! Causa 3D de dano. Sem resistência e sem esquiva (pois é feita em área)! Simplesmente 3D de graça! Só que demora 5 minutos de tempo de operação...