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Esta é a cena da Grande Luta. O vigia joga primeiro, a menos que tenha sido dito especificamente que a iniciativa é sua. Vamos usar aqui as regras do Sistema Básico de Combate ou, se você preferir, o Sistema Avançado.
Você pode pôr sua sacola no chão para diminuir sua Carga. Se o fizer, o vigia não a apanhará enquanto a luta não terminar. Mas, se você tiver que fugir, precisará gastar um turno para apanhá-la novamente; senão, fugirá sem ela.
A seqüência de combate é a seguinte: Suponha que o vigia tem a iniciativa. Ele deve jogar 3 dados e conseguir um resultado menor ou igual ao nível de habilidade que ele tem na arma que está usando. Se for bem sucedido ele o terá acertado (talvez). Se ele tiver falhado, o turno estará terminado para ele.
Se o vigia foi bem sucedido, você tem que se defender. Some o valor total da Defesa Passiva oferecida pela sua armadura (e escudo, se você tiver improvisado um), ao valor da Defesa Ativa que escolher. A planilha de seu personagem tem 3 defesas: Esquiva, Aparar e Bloqueio (se você tiver um escudo). Jogue 3 dados. Se o resultado for menor ou igual ao valor total de sua defesa, o vigia não terá conseguido atingi-lo.
Se você tiver sido atingido, o vigia fará uma Avaliação de Dano. Sua planilha mostra que ele é capaz de infligir 1D+3 pontos de dano. Isto significa que você deve jogar 1 dado e somar 3 ao resultado. Este valor será a quantidade básica de dano que ele causou.
Subtraia a Resistência a Dano (RD) oferecida pela sua armadura, e a Rijeza de sua pele, se houver. O resultado indicará a quantidade de dano que realmente o afeta. Porém, como o ataque foi feito com uma arma cortante, o valor obtido deverá ser acrescido de um bônus de 50% e, a seguir arredondado para abaixo.
Exemplo: O vigia consegue um 2 em seu sorteio. 2+3 é 5. O dano básico é igual a 5. Digamos que sua armadura é feita de couro (RD igual a 1). Isto significa que você foi realmente atingido por 4 pontos, que aumentados de 50% dão um resultado igual a 6. Estes pontos devem ser subtraídos de sua Vitalidade.
Depois do ataque do vigia vem a sua vez de atacar e a dele de se defender. Siga o mesmo procedimento.
O personagem que tiver o valor de seu atributo HT reduzido a zero, deverá fazer uma jogada contra o valor básico de sua Vitalidade (HT) em todos os turnos, antes de fazer qualquer movimento. Uma falha significará que ele caiu inconsciente.
Esta é uma visão bastante simples do sistema de combate.
Se você derrotar o vigia, vá para 75 se vocês estavam dentro da casa,
ou 185, se você já tinha saído.
Você pode tentar fugir, se o resultado da luta não lhe estiver sendo favorável.
Vá para 81, se estiver usando o Sistema Básico de Combate
ou 169, se você tiver escolhido o Sistema Avançado.
Vá para 141, se o vigia conseguir nocauteá-lo.
Ficha do Vigia.
Max, o guarda.
ST 12 - DX 12 - IQ 10 - HT 11
Esquiva 5 - Aparar 8
Espada de Lâmina Larga NH: 16
Faca NH: 16
Cimitarra corte 1D+3 $550 2,5kg
Faca corte 1D / perf 1D-1 $40 0,5kg