Fonte: http://groups.msn.com/OsDarkDragons/tiposdejogadores.msnw
Os vários anos atuando como mestre de diversas aventuras de RPG fizeram-me crer que existem certos padrões de personalidade (tipo de atuação) dos jogadores. Esses padrões repetem-se nos mais variados sistemas e cenários, não importando o objetivo do jogo ou características do personagem. O grande desafio do mestre de jogo é fazer com que os jogadores atuem, esquecendo seus padrões na atuação. Abaixo se seguem os principais padrões que observei (qualquer semelhança com você ou seus amigos não é mera coincidência...):
O meticuloso: Esse tipo de jogador é aquele que “toma nota sobre todas as palavras do mestre”, para depois cobrá-las, ou usá-las durante o jogo. Se estão no labirinto, ele sabe o caminho de cor, se são policiais, atentam para cada detalhe da cena do crime.
- Cena Comum: O jogador não para de anotar, na costas da ficha do personagem, tudo aquilo que julga importante (o que vem a ser TUDO mesmo).
O perguntador: Esse tipo de jogador é aquele que pergunta a mesma coisa, dezenas de vezes, para todos os NPCs que encontra no caminho, chegando a ser irritante (principalmente para o mestre).
- Cena Comum: Para todo NPC falante encontrado no jogo, surge a mesma pergunta: “Você sabe como faço para chegar na grande árvore dos frutos vermelhos?”
O bom-vivant: É o jogador que não se preocupa com nada mais, a não ser a diversão do jogo. Não importa se possui o melhor, ou o pior personagem, quer, apenas, divertir-se jogando RPG.
- Cena Comum: Quando o grupo entra em discussões, sempre se oferece para resolvê-las e continuar, logo, o jogo.
O impulsivo: O tipo de jogador mais amado pelo mestre de jogo, O Impulsivo é aquele que age sem pensar nas conseqüências para o grupo, ou para si mesmo; gosta mesmo é de ação.
- Cena Comum: O mestre narrava: “Vocês encontraram uma poção de cor parda, cujo...”, quando o Impulsivo interrompe: “Eu bebi!”
O indeciso: Esse tipo de jogador é aquele que nunca sabe o que fazer, seja por ter medo das conseqüências do jogo, ou por estar, simplesmente, perdido demais para poder saber o que fazer.
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que vai fazer na cena, o jogador responde simplesmente: “Ai, ai, ai, o que faço agora?”
O sentimental: Esse tipo de personagem apega-se sempre ao lado sentimental de cada cena. Se alguém é atingido, preocupa-se com a dor, se um NPC o agrada, logo quer manter maiores relações.
- Cena Comum: O mestre narrava: “Vocês caminhavam pela floresta e encontraram...”, quando o sentimental interrompe: “A vista era bonita?”
O palhaço: Essencial para deixar as partidas mais divertidas, o palhaço está no jogo, apenas, para divertir-se e “mostrar-se” para os demais jogadores. Possui muitas idéias sobre o que fazer, sendo que, estas, estão sempre buscando a risada como ponto final. Seria um excelente Malkaviano.
- Cena Comum: Durante o jogo, ele sempre atrai a atenção por brincar constantemente com as miniaturas.
O kamikase: Esse tipo de jogador não possui amor por seu personagem e quer, tão somente, fazer, no RPG, as coisas mais impossíveis que vc pode imaginar, de preferência, aquilo que seria impossível na vida real.
- Cena Comum: Quando as coisas dão errado, ele diz: “Vou entrar naquela caverna e acabar com o dragão! Quem vem comigo?”
O medroso: Extremo oposto do Kamikaze, este é o jogador que escolhe ser mago, simplesmente para ter uma desculpa para não se arriscar. Raramente voluntaria-se para qualquer ação mais perigosa, do que beber uma poção de cura.
- Cena Comum: Quando a coisa aperta, é sempre o primeiro a correr.
A namorada/pretendida do mestre: Jogador imbatível, possui todas as concessões necessárias para o sucesso. Seu padrão de personalidade de jogo não importa muito, pois possui um aliado onipotente, que poderá salvá-la de todos os perigos.
- Cena Comum: O mestre mente a respeito do resultado de uma jogada de dados oculta, pois, afinal, sua vida não é só RPG!
O sabichão das regras: O terror do mestre, esse jogador é, geralmente, um mestre “aposentado”, ou um jogador que já leu o livro do jogador e de regras pelo menos umas duas vezes. Dessa forma, O sabichão das regras sente-se no direito de contestar o que ocorre no jogo e de citar regras que o mestre não está aplicando. Sem dúvidas, é o jogador que mais dificulta o andamento do jogo.
- Cena Comum: Discutindo com o mestre, fala: “Mas de acordo com o Livro do Mestre, página 122, você tinha de rolar um dado para ver a chance de a arma quebrar!”
O perdido: Facilmente encontrável entre jogadores iniciantes, o perdido é aquele que nada sabe sobre as regras e, até mesmo, sobre o que está acontecendo.
- Cena Comum: Quando questionado sobre o que fará, responde: “Quem? Eu?”
O sortudo: É aquele jogador que insiste em tirar sucessos decisivos nas batalhas mais importantes. Tratado como rei entre os outros jogadores, sua sorte geralmente irrita o mestre de jogo.
- Cena Comum: O jogador é um humano e mata, sozinho, um vampiro, graças à sua sucessão de sucessos decisivos.
O engenheiro de personagens: Esse é aquele jogador que passa horas debruçado sobre o livro de regras, criando seu personagem. Sabe, como poucos, como criar um personagem perfeito, e facilmente o fará se o mestre não estiver atento à sua construção.
- Cena Comum: Colocando essa desvantagem aqui (Senso de Dever para com raposas selvagens) poderei aumentar minha força, ou o clássico, em uma variação apelona, vou comprar Empatia com Animais para ter o bônus em Medicina e Cirurgia.
O puxa-saco: Personalidade comum, não somente no mundo dos RPGs, o puxa-saco procura, a todo tempo, bajular o mestre para conseguir concessões e, quem sabe, ter o mesmo status da namorada/pretendida do mestre.
- Cena Comum: É sempre o primeiro a rir, seja qual for a piada contada pelo mestre.
Os Lawful Good e os Chaotic Evil: São aqueles que procuram o bem ou o mal absoluto de seus personagens, dependendo do caso. Sua moral (ou imoralidade) e código podem, muito bem, atrapalhá-lo durante o jogo; mas isso não importa, o que eles desejam é mostrar suas aspirações mais profundas.
- Cena Comum: Chaotic Evil: “Mate! Mate!”; Lawful Good: “A paz é a solução!”
Jogadores e mestres, lembrem-se que o RPG é um jogo de representação, portanto, que tal, para variar, tentar ser o personagem escolhido?