Dicas para redigir um prelúdio
Autor: minasmorgul
Fonte: http://minasmorgul.gamevortex.com.br/jogador_21.htm
Geralmente quando vamos jogar RPG, a primeira coisa que fazemos é um personagem, isto é óbvio, mas muitas vezes não temos uma idéia clara do que queremos, de como o personagem será, sua aparência, seu comportamento, suas habilidades, etc. Isso muitas vezes atrasa o processo de criação já que você não tem a noção de em quais opções alocar os pontos do seu personagem.Certos narradores pedem também a construção de um histórico do passado do seu personagem, descrevendo quando e onde ele nasceu e viveu, como era a sua família, seus pais e irmãos, o que o levou a ser um aventureiro, um herói, e como ele ingressou em uma ordem e como ele adquiriu os conhecimentos e habilidades, como ele adquiriu as vantagens e os defeitos. Este texto chama-se prelúdio e a partir de agora vamos discutir e ensinar um pouco sobre como redigir um.
Antes de tudo é preciso perguntar ao narrador como será sua estória, em que período será, em que região, quais raças ele vai permitir os jogadores usarem, quais as ordens que poderão participar, etc. Isso é muito importante, pois além de enquadrar o seu personagem dentro dos limites impostos pelo narrador, isso já vai lhe dar algum rumo quando começar a escrever.
Existem alguns passos a serem seguidos para que o seu prelúdio tenha alguma coerência, os jogadores mais atentos vão notar semelhanças com dicas de outros RPG’s, realmente me baseei neles, mas adaptei para o Senhor dos Anéis RPG muitas coisas. Esses passos que deverão ser seguidos vêem como perguntas, sempre que você responder alguma, escreva um pequeno texto de alguns parágrafos com resposta.
• Qual a idade do seu personagem?
Comece dizendo quando seu personagem nasceu, descreva a época do ano, se era uma manhã de verão ou noite de primavera, descreva o clima. Se neste mesmo período que seu personagem nasceu aconteceu algum fato interessante é bom coloca-lo aqui, além das implicações que isso trouxe quando à vida do seu personagem. Isso além de ser interessante para a própria história do personagem é importante para a questão da criação do próprio personagem, já que a idade influencia os seus atributos.• Como era sua vida antes de ser tornar um herói
Agora imagine como foi a infância do seu personagem, como ele a viveu, quais os fatos mais marcantes durante essa época. Imagine como eram os pais do seu personagem, se eles eram bondosos e o que faziam, se eram camponeses, nobres ou até mesmo heróis. Descreva o lugar onde seu personagem viveu, diga qual foi o reino, região, cidade ou vila e descreva como era a vida do seu personagem lá. Descreva quem são os seus amigos e suas relações com eles.• Como o seu personagem se tornou um herói?
Diga o que motivou o seu personagem a largar uma vida confortável para se tornar um herói, se foi alguma ameaça ao seu povo, se foi alguma tragédia pessoal, se foi algum juramento, se foi o encanto pelas estórias de aventuras ou se foi o desejo de destruir o poder das Sombras.• Como foi o início de sua jornada?
Conte como foi o seu treinamento na ordem em que seu personagem escolheu. Conte como foram as suas primeiras aventuras, quais são os seus inimigos ou aliados. Quem são os seus amigos, quais as terras por onde você passou e quais os conhecimentos que você adquiriu. Se você conheceu algum dos outros personagens do seu grupo antes e como foi este encontro.• O que o motiva?
Você possui algum inimigo? Se sim o descreva diga como o conheceu e o que fez se tornarem adversários. Diga quais são os objetivos do seu personagem, quais são as suas motivações, o porquê dele ser um herói. Diga quais são os seus medos, quais suas esperanças, suas ambições, suas prioridades.• Como seu personagem se comporta?
Escreva como sou personagem se comporta em determinadas situações, descreva como ele é quando está calmo ou tomado por fortes emoções, como ele se comporta em batalha ou outras situações tensas, diga se ele é bem humorado ou se permanece sério e sombrio o tempo inteiro.Lembre-se que Gandalf, Aragorn, Bilbo, Frodo, Legolas, Gimli, Elrond, e outros personagens tiveram uma vida comum antes de se tornarem heróis, fora Gandalf todos os outros possuíram uma família e passaram por um processo longo antes de se decidirem por partir para o mundo.
Um exemplo claro disso foi Aragorn, lendo sua história, que é muito interessante, é possível ver um prelúdio de sua vida antes de se tornar o Rei Elessar. Ele foi uma criança normal, teve uma família, houve uma tragédia pessoal, recebeu sua missão e partiu para se preparar para conseguir completá-la, tomando-a como seu objetivo, passou por anos de treinamento, viajou por muitos lugares e fez grandes amizades, até que chegou o momento em que ele tomou sua maior aventura.
Se você vai narrar e não tem muita idéia do que vai fazer é sempre bom pedir aos jogadores que redijam um prelúdio detalhado dos seus personagens. Isso dá uma tremenda fonte de inspiração! Você pode usar as próprias histórias dos personagens para criar aventuras que envolvam a todos, isso é muito motivador para os jogadores, pois eles vêem que estão no meio da estória e são importantes para ela. Outra coisa interessante é misturar as histórias dos personagens com a da Terra-Média, imagine que seu grupo de elfos estava no Reino da Floresta das Trevas quando Bilbo e a comitiva dos anões estavam lá e sua reação quando descobriram que eles fugiram ou que durante a Guerra do Anel a vila de algum dos personagens foi destruída e seus habitantes foram levados como escravos, ou ainda no Expurgo do Condado, quando Saruman invadiu o Condado e começou a destruí-lo, o que os personagens hobbits fizeram quando descobriram tal fato.
O narrador também deveria escrever o prelúdio dos principais personagens que aparecem em suas aventuras, como os inimigos e vilões, assim como os aliados. Isso dá mais profundidade e veracidade às suas ações e motivações.
Pois bem, espero ter ajudado um pouco com essas simples dicas, qualquer dúvida ou sugestão entre em contato pelo fórum (para discutirmos sobre os prelúdios e outras dicas) ou por e-mail (minasmorgul@pop.com.br), e até a próxima!!!