Precisa-se de um mestre de GURPS

Autor: Dantas
Na net: www.projetogurps.com.br

É verdade, estava no orkut. Viajava na comunidade da Devir, éra o tópico "Precisa-se de mestre de Gurps (remunerado)", o que muito interessa, não pelo remunerado, mas também por ele; nem pelo mestre, mas também por ele; mas, acima e antes de tudo, pelo GURPS. Este achado ímpar requer uma análise. Ela segue abaixo, ele segue na íntegra, logo após as considerações.

Um grupo de pessoas busca um mestre para aventuras de GURPS 4a edição na zona sul de São Paulo. Isto é algo normal que podemos encontrar, em buscas e rebuscas, nos diversos sites e fóruns que se propõem a, juntando pessoas, formar grupos de RPG. O diferencial deste anúncio em relação aos demais, o segredo deste classificado de estilo "procura-se", está nos detalhes e entrelinhas.

No início, algumas poucas exigências. O mestre procurado não precisa ser jovem, mas pode sê-lo, precisa apenas ter maturidade no argumento das aventuras. Maturidade. E experiência? Seria muito necessária? Não, precisa apenas ter mestrado algumas vezes, o que faz perguntar Quantas vezes são algumas vezes? Ninguém sabe ao certo. É aberto. É a livre interpretação do leitor.

O corpo do anúncio está no campo "perfil da aventura" que transcende, e muito, o que se propõem a esclarecer: é, em verdade, um manifesto aos mestres. Nele está escrito, simplesmente, os anseios de um grupo de jogadores, mas escrito de tal forma a materializar tal sentimento. Materializar as características que um bom mestre deve ter. Escreveu-se o que os jogadores desejam. E o que os jogadores de GURPS desejam? Eles querem um mestre de GURPS.
Esta parte do tópico poderia ser retirada, formatada e ser um belíssimo artigo "os 10 mandamentos para um mestre de RPG", por isso é recomendável a sua leitura e é justamente isso que chama a atenção: encontramos as características do bom mestre em um anúncio da procura remunerada por um narrador. Seria tudo uma grande ironia?

Ao final das exigências, uma ressalva em caps lock: o mestre não precisa se limitar a seguir o contrato em seus tópicos e artigos e parágrafos como uma lei suprema, além do mais procura-se um mestre. Um mestre. Nem revolucionar o mundo, nem dizer das coisas de além do horizonte, mas achar um mestre que goste de jogar e se empenhe em fazer o seu papel. A remuneração é um incentivo, em valores a combinar. O mestre precisa querer se divertir e o objetivo do grupo, conforme exposto, bem antes de contratar alguém da área da mestragem profissional, é encontrar um amigo, alguém bem disposto a mestrar e dedicar-se a isso. Alguém que, divertindo-se, proporcione uma boa campanha aos jogadores, como todos os mestres devem ser.

Talvez este grupo nem exista e este seja, mesmo, um manifesto para todos os mestres do Brasil, para que eles saibam das coisas que acontecem na cabeça dos jogadores.
Talvez este grupo exista e já tenha resolvido o seu problema.
Uma outra possibilidade, de qualquer forma, é que o "anúncio" seja um apelo de um mestre que, sem tempo para mestrar, procura um substituto. Um narrador que sabe, bem claro em sua mente, como se deve comportar o mestre, para que a aventura seja a melhor possível.

Leiamos este anúncio, que segue abaixo, como manifesto e transcendamos a procura por um mestre apenas para este grupo, para transformá-la em busca universal. Os jogadores, que o subscrevam e o incrementem. Os mestres, que o leiam, reflitam e sintam revelados os sentimentos daqueles que desejam compor uma boa mesa de jogo.

Anúncio: Precisa-se de mestre de Gurps (remunerado)

Autor: Zé-man [ http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12558588958712764664 ]
Local: Região Sul da cidade de São Paulo (Grupo de pessoas, não é loja.)
Sistema: GURPS 4ª Edição
Cenário: Banestorm (estilo Low Fantasy)

Idade: qualquer, contanto que tenha maturidade no argumento das aventuras.

Experiência: ter mestrado GURPS algumas vezes

Perfil de aventura:
- Equilibrado em interpretação e combate
- Cinematográfico como em filmes de Hollywood (Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe e Conan)
- Magia um pouco mais restrita (itens mágicos um pouco mais difíceis de encontrar, como nos filmes Senhor dos Anéis e Conan).
- PCs heróis, superiores aos NPCs comuns, (mais pts que o camponês, o taverneiro da esquina, o soldado raso, etc.)
- Queremos aventuras bem fundamentadas, tenho dó dos monstros de D&D que são sempre chacinados por aventureiros gananciosos dentro de suas tocas. Pq vamos entrar nas tocas? Pq os monstros guardam dinheiro? Pq outros kras não foram lá e levaram o dinheiro deles?
- BOM SENSO. Alternativas para resolução de acontecimentos, não haver aquele único meio que o mestre pensou, caso uma solução de um PC seja plausível e interessante deve ser colocada em questão.
- Liberdade para interpretação dos Players. Jogo de cintura, muitas vezes os PCs se voltam para outro caminho não pensado pelo mestre, queremos um mestre que ministre situações, não bloqueie a ação do player tão arbitrariamente. Apesar que argumentos lógicos em algumas situações são incontestáveis.
- Lógica nas aventuras, pq aquele anão abriu uma taverna dentro daquele dungeon? Como aquele monstro sobreviveu naquele ambiente fechado onde ninguém entra a séculos sem comer ou sem beber. Nós queremos saber!
- Nada baseado em animes como DragonBall Z! Somos tradicionais, não gostamos de super-ultra poderes exagerados, preferimos o estilo de Caverna do Dragão.
- Possibilidade do PC morrer se fizer cagada. Ressurreição deve ser de acesso enormemente difícil, se não perde a emoção. Claro que a partir disso o mestre deve medir os desafios que envia aos PCs.
- Maioria das situações à altura dos PCs. Não queremos aquele mestre que manda um exército de Ogros nos massacrar depois ressucita todo mundo para serem chacinados por 30 Dragões.
- NPC seu amigo vai salvá-lo do perigo! Queremos enfrentar as situações, a não ser em raros casos, não queremos que toda vez venha um NPC mega-poderoso venha nos ajudar a sair de uma fria. Afinal, nós queremos ser os heróis!
- Intriga, mistério e conspiração! ADORAMOS ISSO!
- XPs diferenciados por PC de acordo com o desempenho, apesar disso gerar um pouco de discussão, fica mais divertido. Quando há alguma controvérsia fazemos uma votação na mesa e a pessoa que estiver insatisfeita deve acatar o resultado (isso sempre dá certo, mas é muito difícil haver este problema).

APESAR DE EXPORMOS ESTE PERFIL NÃO INDICA QUE O MESTRE DEVE SE LIMITAR TOTALMENTE A ESSAS SITUAÇÕES COMO REGRA! QUEREMOS APENAS UM MESTRE QUE SIMPATIZE COM ESTE ESTILO DE JOGO, GOSTE DE JOGAR ASSIM. ACHO QUE A MAIORIA DAS CARACTERÍSTICAS ACIMA ESTÃO DISPOSTAS NO PRÓPRIO GURPS NA PARTE DE COMO MESTRAR. TAMBÉM NÃO QUEREMOS CRITICAR OS MESTRES QUE JOGAM DE OUTRA FORMA. SÓ QUEREMOS ENCONTRAR UM MESTRE QUE SEJA PARECIDO COM A GENTE!

Perfil dos Jogadores: Misto de experientes e com pouca experiência, idade acima dos 27 anos.

Porque remuneração: Na verdade eu mestrei muito para este grupo, mas agora estou sem tempo, aliás todo mundo está sem tempo para organizar uma campanha interessante. Queremos pagar para que o mestre tenha condição de organizar aventuras interessantes e tenha um compromisso com a gente. ACREDITO QUE ISSO É UMA ATITUDE QUE INCENTIVA O RPG NO BRASIL.

CARACTERÍSTCA IMPRESSINDÍVEL PARA O MESTRE: A fim de se divertir. O pagamento é apenas uma contribuição para o mestre se empenhar em trazer aventuras cada vez mais interessantes, enviar resumos por e-mail, procurar ilustrações para usar na aventura, etc. Queremos um mestre que se torne nosso amigo e goste dessa maneira que a gente joga. Não queremos forçar ninguém a mestrar do nosso jeito.

Pagamento: A combinar, no final de cada sessão de jogo.

Entrar em contato pelo e-mail ze_on_line@hotmail.com, por favor envie o e-mail, pois nem sempre tenho tempo para ver o orkut.

Voltar