Leitura e criatividade: como criar aventuras no universo de Tolkien

Autor: Senhor Escuro
Fonte: http://minasmorgul.gamevortex.com.br/mestre_22.htm

Olá pessoal fazia tempo que eu não escrevia um texto assim, mas tive um tempinho e a idéia surgiu na cabeça e coloquei tudo pra fora. Bem, o título do texto passa um ar bem pretensioso de que vou ensinar a vocês a montar aventuras dentro do universo de Tolkien, mas não é bem por aí, eu nem sou estudioso das obras, nem um super conhecedor das regras de RPG, mas eu só quero passar algumas dicas de como fazer histórias legais e bastante divertidas, sem cair na história já pronta e acabada.

Muitos mestres e jogadores que estão acostumados a outros sistemas e ambientes reclamam que é impossível fazer uma história para o Senhor dos Anéis RPG, que não seja com a comitiva do anel, as guerras entre os elfos e Sauron, dentro do enredo do Hobbit e outras histórias; bem a respeito destes comentários posso dizer que faltam às pessoas que os fazem duas coisas, a primeira: leitura; a segunda: criatividade. Ao longo do texto discorreremos sobre ambas.

O primeiro requisito que se deve ter para começar uma aventura na Terra-Média é ter algum conhecimento sobre ela, e isso só se adquire lendo os livros, desde os romances de Tolkien, revistas, livros de estudos sobre as obras, sites de internet, enfim, ler o que estiver disponível. Por que isso? Ora, se você estiver embasado a respeito do que é, o que aconteceu, das histórias e tudo mais da Terra-Média, você facilmente conseguirá identificar os pontos da história que podem ser usados em uma boa aventura, pode tirar idéias para aventuras totalmente diferentes e o que eu acho mais interessante, pode observar as brechas nas histórias e nelas inserir suas aventuras, como uma brecha já bastante famosa, que são as batalhas do Valle e Erebor, que ocorreram paralelamente às de Minas Tirith. Nos apêndices do terceiro livro da trilogia, O Retorno do Rei, você achará com certeza muitas opções de aventura. Através da leitura você poderá ampliar e melhorar a interpretação de NPC’s importantes, além de criar outros também marcantes, como dois que criei e até hoje os jogadores do meu grupo morrem de raiva deles, para os jogadores também isso é interessante, para fugir do estereotipo de personagens que geralmente são criados, dentro das histórias contadas no Silmarillion você encontra diversos personagens interessantes e que podem ser usados como base para novos, além de se criar uma história de qualidade para eles. Outra coisa importante é ler o Livro Básico [dO Senhor dos Anéis] o que se refere ao mestre, os capítulos 10 e 11 [equivalentes a estes capítulos no GURPS Módulo Básico seriam os capítulos 21, 23 e partes do 22] , além de ler o suplemento A Sociedade do Anel, apesar de ser tão criticado por muitos ele traz muitas dicas e sugestões de aventuras.

Uma outra possibilidade que a leitura pode trazer é o conhecimento de uma ou muitas regiões com maior profundidade, isso é interessante, pois em um lugar como o Condado ou em Valfenda, muitas aventuras podem acontecer, mesmo que pareçam lugares calmos, mas lembre-se que no RPG há diferenças do videogame, o objetivo não é apenas matar monstros e ganhar experiência, mas interpretar o seu personagem criando junto com o mestre novas possibilidades de histórias.

O segundo requisito, a criatividade, é colocar em prática o que se adquiriu com a leitura, junto com as referências que se tem, por exemplo, nada lhe impede de dentro de uma aventura de Senhor dos Anéis RPG você crie uma história em que os personagens presos numa floresta desconhecida são caçados pelo famoso personagem dos filmes Predador, essa idéia parece meio absurda, mas na verdade é algo totalmente possível, já que o Predador viaja pela galáxia em busca de adversários valorosos para caçar. Outra possibilidade é imaginar como seria imaginar o extremo oriente de Arda, como se fosse algo como o Japão Feudal, imagine, samurais, monges e ninjas em Arda! Outra possibilidade é uma aventura onde os personagens são caçadores de vampiros e de lobisomens. Com base em suas referências e no que você já leu a respeito de Senhor dos Anéis, as possibilidades aumentam e muito, por exemplo, se de repente você faz um cross-over de Senhor dos Anéis e Elric, ou Dragonlance, não seria nada absurdo, afinal do meio para o final da Quarta Era não há praticamente nenhuma referência, portanto o caminho está todo pavimentado para se criar.

Se você ainda assim acha que os romances de Senhor dos Anéis fecham qualquer possibilidade de criação, lembre-se que existem também os romances de Discword, Elric, Dragonlance, Forgotten Realms, os romances dos clãs de Vampiro, das tribos de Lobisomem, as histórias em quadrinhos da Marvel e da DC e mesmo assim estes RPG’s são excelentes de serem jogados e não causam nenhum impedimento ao mestre para criar. Fazer boas histórias depende mais de você do que de qualquer autor, afinal a obra quando sai das mãos do autor passa a deixar de ser dele e passa a ser do mundo.

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