Combates Mais Reais entre Humanos e Animais/Monstros
Você acha que seus monstros/animais não correspondem às suas expectativas de desafio para os PCs? Suas criaturas morrem facilmente quando enfrentam os personagens jogadores? Não conseguem nem causar dano? Você acha que isso é culpa do sistema GURPS, por ter criaturas fracas demais, ou por não ter um sistema de combate adequado?
Acho que não. Posso parecer abusado, mas a culpa pode ser sua. Na realidade, você deve saber, um lobo e até mesmo um cão forte são uma séria ameaça para as pessoas quando resolvem atacar. E não deveria ser diferente no mundo de jogo. Obviamente não queremos que os animais massacrem nossos PCs, mas eles devem ser temidos em seu mundo, o suficiente para recear os jogadores. Nesse primeiro De Mestre para Mestre, irei mostrar algumas maneiras de fazer até mesmo um inocente poodle aterrorizar seus personagens...
Possíveis causas de seus animais morrerem facilmente
Entre essas, eu acho que a mais comum de todas as causas dos animais e monstros não representarem os desafios que deveriam representar aos PCs deve-se ao fato de vermos o combate como ele está apresentado nos capítulos Básico e Avançado de combate somente. Ou seja, costumamos tratar os animais como um simples oponente humano. Apesar do capítulo sobre animais do MB nos mostrar que eles atacam de forma diferente, não nos mostra como fazer isso.
"Tratar animais como oponentes humanos" quer dizer que usamos as mesmas regras de combate com animais do que quando ocorrem entre humanos. Por exemplo: geralmente deixamos a criatura parada na frente de seu oponente, como quando dois espadachins se degladiam, vulnerável ao ataque do PC. Na realidade, isso nunca aconteceria. Dessa maneira, até um dragão pode ser presa fácil de um simples guerreiro de 100 ptos. Você duvida? Analisemos então:
Tomemos como exemplo um Dragão Adulto. Parece bem aterrorizante, não? ST 50 a 60 , hálito flamejante,mais de 60 pontos de vida,DX 14. Hum...analisando friamente, não. Ele segue as regras de danos de animais. Portanto causa 3D perf de dano com sua mordida. Um dano considerável, no entanto. Sua esquiva no chão é 6 (muito baixa) e suas DP/RD é 4/6.
Agora um exemplo de guerreiro que pode ser feito com 100 ptos. ST 14, DX 13, HT 13, Reflexos em combate, NH com arma 16, Escudo 16. Portanto, com um aparar 9 e bloqueio 9. Vamos ser complacentes e colocar-lhe em uma armadura de placas, com DP 4, RD 7. Causa 2d+1 de dano por corte, com um montante.
Vamos ao combate. Parece que o guerreiro não durará muito, certo? Mas vamos assumir o dragão como se ele fosse um guerreiro humano, como coloquei acima.
O Dragão ataca primeiro. Com sua mordida, ele tira um 8. O humano tira um seis e apara (???). Agora o humano ataca... com seu NH, dificilmente erraria uma criatura tão grande. O dragão, com sua esquiva 10, falha. O guerreiro causa 8 de dano por corte, causando um total de três de dano no dragão, um simples ferimento. O Dragão agora usa seu poderoso ataque flamejante. O guerreiro bloqueia com seu escudo. Ataca novamente...e novamente acerta.. se usarmos o sistema avançado de combate, um ataque no pescoço (que pode ser feito com um generoso redutor de -2 devido ao tamanho da criatura) poderia causar um belo estrago.
Enquanto isso, o guerreiro com seu Aparar e Bloqueio 13, poderia permanecer vários turnos sem nada sofrer.
Esse é um exemplo meio forçado. Mas o guerreiro acima poderia derrotar o dragão.Imagine então um grupo inteiro de aventureiros. Com um pouco de sorte o guerreiro conseguiria...mas que eu queria realmente era mostrar os absurdos de tratar os combates da mesma forma com que ele é normalmente tratado.
Como fazer então?
Uma solução será dificultar bastante os PCs quando enfrentarem animais. O mais óbvio é proibir o Aparar. Sim, imagine que absurdo alguém aparar uma mordida de um dragão. Mas isso serve para qualquer animal, monstro ou criatura, que estejam usando suas armas naturais (sejam chifres, mordida, garras ou caudas). Em alguns casos, no entanto, prevalecerá o bom-senso.
A outra será agir com os animais da mesma forma que agiriam na vida real. Por exemplo, felinos grandes como leões e tigres usam sua força e peso para derrubar um oponente, e então mordê-lo e agadanha-lo, e não dando mordidas e soltando ou atacando com as garras, como por exemplo, o Wolverine faz. Um elefante, rinocerante ou touro iriam Atropelar, afastando-se após o ataque. Um lobo sozinho iria atacar o braço armado do oponente, para depois atacar o pescoço. De forma geral, podemos assumir que animais com inteligência superior a 5 percebem a existência de armas e tentarão desarmar o oponente.
Da mesma forma, os animais que percebem isto, tentarão se manter fora do alcance das armas dos PCs, atacando quando surge uma oportunidade. Veremos um exemplo:
Sir Irwin é um guerreiro. Ele tem um montante, ST 15, DX 14, HT 13. Também usa uma armadura mista Placas/Cota. Diante dele, além do alcance de sua espada, espreita um grande leão. Ele está agressivo porque seu território foi invadido. Sir Irwin é um guerreiro experiente e sabe que está em maus lençois, portanto espera o leão investir para atacar.
Infelizmente, subitamente o leão pula sobre ele. Pego de surpresa, ele não consegue sair da reta do leão (falhou em uma disputa de DXs- DP não ajuda em nada nesse caso). Obviamente, ele não consegue aguentar o peso do leão (perde a disputa de STs). Ao cair no chão, com o leão em cima de si, larga sua espada (falha em um teste de DX). O leão, aproveitando sua posição, morde o pescoço desprotegido do guerreiro, que falha em sua esquiva (devido aos muito redutores por estar deitado). Com a boca já na garganta de sua presa, será necessário para o leão apenas rolar o dano nos turnos seguintes. É o triste final de uma promissora carreira de aventureiro.
Mas meus aventureiros irão todos morrer!!!
Mas não é tão fácil assim. Os aventureiros terão sua chance de derrotar os animais. A mais fácil é usar a inteligência. Ou seja, não atacar os animais descabidamente. Isso deve ser feito com jeito. Os PCs deverão fazer uso da manobra Aguardar: esperar o animal dar o bote para aí sim o atacar.. Personagens com Empatia com animais ganham bônus em combate contra animais. Além do mais, os ataques dos animais são, de certa forma, bastante previsíveis. Outro fator a favor dos PCs são armas de longo alcance.
Outra coisa: quase nenhum animal poderá atravessar com dentes e garras uma armadura de metal, mesmo que faça dano suficiente para ultrapassar a RD da armadura. Mas mesmo animais com IQ 3 percebem que seus ataques são inefetivos após uma tentativa. Outros mais inteligentes irão perceber talvez até mesmo antes disso, e procurarão por áreas menos protegidas.
Além do mais, como exposto no MB, os animais raramente atacam humanos. Eles geralmente fogem. Somente atacam quando muito estressados, se sentindo ameaçados, com cria para proteger ou quando muito famintos.
Enquanto jovem, Sir Irwin encontrou um grande cão em uma de suas aventuras, na ocasião em que invadira a casa de um nobre. O cão viu a espada em sua mão, e pulou sobre o braço de Sir Irwin. Sir Irwin sabia que o cão faria aquilo, e deixou o animal o morder. Ele usava um bracelete, que os dentes do cão não conseguiram atravessar. Tirando uma faca da cintura enquanto o cão rosnava agarrado em seu braço, facilmente matou o animal.
Conclusão
Então, amigos, façam seus personagens pensarem duas vezes antes de atacar as criaturas em suas aventuras. Você estará, usando essas poucas dicas que dei, refletindo as desvantagens que um humano tem para lidar com animais em um combate. Elas não farão ser impossível derrotar um animal/monstro, mas tornarão as coisas bem mais difíceis.
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