Anais únicos do futuro e relativos
Autor: Daniel Dantas
Na net: http://www.projetogurps.com.br
E-mail: dantas5@gmail.com
Introdução
Uma das partes filosóficas e interiores de uma aventura é a escolha do cenário. Ainda mais se falarmos em futuro, além do mais, qualquer fato que ocorra na próxima meia hora pode mudar o futuro d’aqui 50 anos e isso é o caos! A única certeza que temos é que não temos certeza de nada, como afirmam os sábios.
O RPG ambientado no futuro é o ápice das “habilidades de Deus” do mestre e com isso se deve tomar muito cuidado. O futuro é relativo a cada indivíduo e um mestre hábil colocará os personagens em um ponto chave do furacão: seja no olho de calmaria ou em qualquer outra parte, sendo esta última opção, de grandes efeitos nocivos à saúde dos PCs...
Este artigo tem como objetivo o auxílio aos mestres para a criação de cenários futurísticos, seja o resultado bom, ou ruim. Estas são algumas manhas e a energia de ativação necessária para que o cenário vá para o papel e, com certeza, para uma mesa de RPG!
Do cenário
Para uma aventura se dar é necessário um mínimo de cenário, isso todos sabem. Para uma aventura que se passa na Europa Medieval, encontra-se lotes e lotes de informações, inclusive naquele livro de história que está em algum lugar escuro do armário. Para uma aventura contemporânea, podemos usar nosso próprio "senso espacial" e buscar com relativa facilidade os locais, hábitos e culturas para enriquecer o cenário de uma aventura ou campanha de RPG.
Porém, e agora vem o porém, para uma aventura no futuro, o cenário tem um infinito de variáveis possíveis. Não que os outros não tenham, eles, cada um, de sua forma peculiar, possui sua individualidade. Mas o futuro é diferente, pois o mestre pode fazer TUDO o que ele quiser, literalmente tudo, pois, além do mais, seja com justificativas cristãs, ou pagãs: “não foi dado ao homem o poder de prever o futuro”, mas ele consegue, pelo menos, "viajar na maionese" e fazer o seu cenário futurístico próprio.
Por essas e outras, encontramos vários títulos de Ficção Científica desde Jornada nas Estrelas e Star Wars até... "Acquária com Sandy e Junior e grande elenco". Cada pessoa imaginou como seria o futuro e o montou com sua imaginação (ou não, mas vamos dizer que sim) e, deste modo, inventou um novo cenário. Ou seja, um cenário futurístico é, em suma, 80% de imaginação, 10% de base científica e 10% de especulação ilegal. (os valores podem variar de mente para mente)
Um cenário futurístico é, se não, uma mistura dos gêneros que o mestre está acostumado. Terror, Iluminati, Magia, Psiquismo, Supers, Viagem no tempo, Viagem espacial, Vampiro... Com esta mistura e algumas Dungeons o mestre consegue montar um futuro “jogável” e, a partir d'ai, com aperfeiçoamentos e opiniões dos PCs (ou sócios participativos nos lucros), o futuro toma forma de mundo real e, neste ponto, é só vender o roteiro e ganhar "dindin" com direitos autorais.
Mas "calma’lá"! Mesmo com as boas idéias que venham nas mentes quando este assunto é mencionado, uma base teórica, por menor que seja, é necessária!
Uma grande verdade é que todos querem criar o seu próprio cenário futurístico, e isso não é errado, deve ser incentivado! nada mais gostoso que jogar em casa! Para a construção do cenário sugere-se os seguintes passos iniciais: Escolha do tipo de futuro e a criação de uma “justificativa” para ele, além do mais, os PCs não podem estar perdidos (ou podem??).
Do nível de Ficção
Falando em futuro, já nos ligamos à ficção, além do mais, não há verdades absolutas nessa grande especulação chamada futuro. Mesmo assim, podemos encontrar diferentes níveis de ficção, uns cenários são mais reais que outros, é verdade, mas, o efeito, em termos de jogo, não será muito diferente (a não ser para os jogadores...)
Um homem comum, hoje em dia, tem algumas certezas na vida, e quanto mais certezas dessas forem destruídas, maior o nível de ficção: "Como assim, SÓ NÓS somos humanos? Que isso!? Olhe pela jane... Meu Deus, eles não tem cabeça!" pronto: Choque. Emoção. Adapte-se com isso. Carregue sua arma e o jogo continua.
Um passo importante para o mestre é habituar os jogadores ao futuro (cenário) em questão para que eles não fiquem tão perdidos, apenas, levemente perdidos. O nível de ficção aumenta com a distância da realidade do cenário para a nossa realidade atual, mas ele não envolve nenhuma regra, ou nenhum número, ele é apenas um fator que diz para o mestre: "ei, não está na hora de parar com essas idéias malucas e ser mais real?". O contrário também é possível "ei, e o que isso tem de diferente do nosso mundo??".
Dos tipos de futuro
Basicamente, existem 3 tipos de futuro:
01. Futuro próximo, ou Era Espacial.
O futuro próximo compreende um espaço de tempo muito relativo, que varia de cenário para cenário. Geralmente, ele está um passo a frente do cenário atual e termina quando a possibilidade de uma viagem interestrelar torna-se comum, ou seja, qualquer mero mortal pode fazê-la.
Esta divisão é feita pela possibilidade de aventuras, ou seja, neste futuro sem a viagem entre estrelasé comum que a maioria (se não todas!) as aventuras se passarem na Terra ou na Lua ou, arriscando muito, em Marte, mas não será comum uma aventura dentro de uma estação permanente de vigilância e turismo no sistema solar Omega, além do mais, na maioria dos casos, ela não existe.
Este futuro é uma "continuação próxima" do nosso presente. De algum modo, nosso presente foi alterado, é verdade, porém não se passou muito tempo... cinco décadas? vinte anos? poucos meses? amanhã? seja como for, o futuro não é tão distante. Pode ser que nós, que estamos lendo este artigo, ainda cheguemos a ver e viver na data deste futuro! E, deste modo, confirmar se algumas das previsões estavam corretas.
Dentro deste futuro encontramos os clássicos Cyberpunk e Matrix (o último com altas taxas de ficção) e outros com igual qualidade. No primeiro exemplo, o mundo continuou o com seu desenvolvimento "normal" e por causa das máquinas e tecnologia, tornou-se mais cinzento; já no segundo, também com presença ativa de máquinas, encontramos um exemplo típico da quebra de realidade com alta carga ficcional, além do mais, vive-se em um mundo criado por computador. "Então quer dizer que tudo que fiz...? desde o começo? e agora? minha nossa, como fui tolo!"
02. Futuro distante, ou Era Estrelar
Neste futuro, com o superdesenvolvimento da tecnologia a nível interestelar, os planetas não são mais um limite e o infinito do espaço torna-se "comum", ou seja, "por que eu não me esconderia no espaço se aquele setor não é vigiado por essas malditas sentinelas?"
Geralmente, neste tipo de aventura, os PCs são refugiados da "resistência humana" e essa organização, que se espalha pelos pontos obscuros do infinito, irá lutar contra a opressão da ditadura estrelar. Mas, é claro, que qualquer outra situação será bem aceita. Com este futuro o mestre terá, é verdade, um pouco mais de trabalho gratificante, além do mais, não há limites para a descoberta e para a exploração dos PCs, "para que planeta vocês vão agora?", com este tipo de cenário, as possibilidades de criação são inúmeras! A terra é um planeta relativamente pequeno e possui um sem número de possibilidades para aventuras, então, se o campo se expandir pelo “além-Terra” e toda outra parte que se desejar, o trabalho do mestre será grande, com tantos planetas para descrever e populações para detalhar.
Na Era Estrelar é difícil ter um limite: “não, d’aqui vocês não podem passar, devido a... ao... é... hum... isso! buraco negro!”. Com a diversidade de planetas e sistemas que podem existir no cenário, cada aventura será diferente, com diferentes níveis tecnológicos, com intrigas gigantescas, com... nossa, muita coisa realmente.
Este futuro, com certeza, não tem tempo certo para começar ou terminar (se é que termina!), ele envolve tudo neste universo e algo de outros planos temporais e elementais (se é que eles existem...) é a liberdade total para o mestre criar e recriar planetas e populações inteiras!
Dentro deste futuro encontramos o famosíssimo Star Wars que possui toda essa diversidade para ser explorada. Existe muito material (principalmente em inglês...) sobre Star Wars. Para os mestres que aceitam o desafio de criar, literalmente, um universo, o conselho é: busque idéias neste que já está pronto e boa sorte com sua jornada!
03. Futuro do passado, ou Era Retardada
A humanidade não evoluiu e por algum motivo, ela “voltou no tempo” (tecnologicamente, não cronologicamente). O mundo perdeu grande parte de sua tecnologia, sendo assim, os povos retrocedem a um nível tecnológico menor que o presente, ou seja, eles desaprenderam!
Seja o que for que aconteceu, ou porque, é possível que as espadas voltem a serem usadas e apenas uma pequena parte das armas de fogo (que estão em poder do vilão), ainda existam e sejam necessárias para a liberdade dos oprimidos. O lance deste cenário é que, sempre, algo do passado, no caso o nosso presente, ainda está enterrado em algum lugar e pode mudar de algum modo a situação da população, ou algum objetivo meloso e bondoso do gênero.
Algum evento deve ocorrer, ou alguma explicação, por menos lógica que seja, deve existir para que este fato seja, pelo menos, entendido. Neste cenário, onde ocorre a "volta tecnológica", é possível que a magia, antes incomum e obscura, seja descoberta pela humanidade... hum, intrigante.
Alguns títulos conhecidos: WaterWorld, Acquaria, O Mensageiro... Em todos os casos, por algum motivo, as coisas não são como antes e a população voltou a um estágio anterior de desenvolvimento.
Do "porquê" do Futuro
O interessante do futuro é, entre outras coisas, criar o seu próprio cenário. Porém o que se deve ter em mente para a criação do cenário é qual o evento (e explicação) se deu para que o futuro seja daquele modo, ou seja, por que o futuro é assim? o que aconteceu de hoje (atual) para lá que construiu um futuro assim, tão... maligno/medíocre/mínimo/modesto/mundano?
Neste espaço de tempo (hoje - amanhã), muita coisa pode acontecer, segue abaixo uma classificação genérica.
01. Um homem muda o mundo
De tempos em tempos, aparece alguém, uma única pessoa, que lidera nações e muda o modo de pensar do mundo, ou grande parte dele, chamando atenção sobre si e suas ações que revolucionam o pensamento da época. Seja no campo militar, filosófico, religioso, econômico ou científico... ou em todos eles, esta pessoa, este iluminado, ganha destaque e vira uma grande figura mundial.
Certo dia, nesse futuro, isso aconteceu. E o mundo, simplesmente, mudou. Seja com um novo messias, ou como um novo Czar, o mundo mudou e agora não é o mesmo. Está irreconhecível! De algum modo, por algum motivo, portando alguma bandeira... este ser transformou o mundo em que vivemos.
Quando se pensa em um exemplo deste futuro, são dois bem claros que nos vem à cabeça: um para o bem e outro... nem tanto. Um novo Hitler, ditador e tirano, declarou guerra contra um país de grande porte, como ele tinha algumas milhares de bombas atômicas, ele resolveu despejar algumas... Bum! e o mundo mudou. "Cuidado, filho, perdi minha perna combatendo em Holliwood".
Ou, em algo “positivo”, um novo messias veio a Terra, e veio por uma dessas Igrejas grandes e com várias filiais, ele trazia a boa nova que era... hum... "dêem vida aos planetas, levem as boas novas até para seres de cilício em Urano!" e pronto, as pessoas super-desenvolveram a viagem espacial, o homem criou uma colônia de plantadores de feijão em Marte e a maior igreja do sistema solar na lua, e o mundo mudou.
02. O Mundo muda os homens
Algum fator climático muda completamente o mundo e deixa a humanidade "na mão". Fazendo um grande arraso na concentração das pessoas e com esse problema, o homem teve que se adaptar. Neste cenário encontramos o famoso desgelo dos pólos, a falta de água potável, efeito estufa, terremotos... e muitos outros fatores mundiais que poderiam obrigar o homem a criar uma colônia burguesa na lua!
Seguindo a teoria Guaia, a terra, como um grande organismo vivo, mata o parasita que a estava matando. “Usem tubos de oxigênio ou respirem esta imensa massa de gás carbônico!”
Do mesmo modo que o mundo pode destruir o homem e fazê-lo voltar para a idade da pedra, ele pode, também, super evoluir a humanidade e forçar a criação de novos meios de sobrevivência. "é, realmente, pode ser meio apertado, mas eu adoro viver embaixo da terra, que ar puro!" Neste exemplo, a tecnologia ampliou-se ao ponto de deixar o homem viver maltrapilho por mais alguns anos, seja o que seja necessário inventar-se para que isso se dê.
03. Fatos sem aviso prévio, evento invisível e intrigas do mestre
Este é a típica coisa que não se tem controle nenhum e que não depende de ninguém, ou melhor, de nenhum humano ou do planeta Terra, apenas da generosidade e "vontade de ser Deus" do mestre. Isso envolve desde de invasão extraterrestre até a volta de uma civilização pré-cambriana, como os Atlantis!
Este tipo de acontecimento é o poder do mestre de inventar qualquer coisa interessante que ele queira para mudar o mundo e transformá-lo no local ideal para a campanha, mesmo que isso signifique a escravidão da raça humana pelos demônios que estavam fantasiados de cachorros o tempo inteiro.
Esta é válvula de escape que dá a completa liberdade ao mestre, liberdade de fazer chover bigornas, além do mais, Zeus, que andava sem audiência, teve uma overdose de Patolino e resolveu castigar seu rebanho humano. Um típico exemplo é o já famoso meteoro "do fantástico" que irá se chocar na terra daqui uma dúzia de anos. Bum! Ele bateu, os efeitos e conseqüências são por conta do mestre.
Um evento invisível, como diz o título, é um fato que aconteceu, mas ninguém sabe, neste caso, já envolvendo algo mais obscuro, reservado não para toda a população de leigos, mas apenas para alguns escolhidos que merecem saber a verdade. "Eu sempre soube que o mundo toma caminhos ditados por alguém, a! como eu queria ser alguém!" O mundo continua muito próximo à realidade, porém, são poucos os que usam as bombas de agulhas para matar os zumbis que resultaram daquela experiência de clonagem do Doutor Albiere. Ou seja, para a população, nada de novo ocorreu, porém um grupo de cientistas maluco resolveu investigar, mas uma vez, o Triangulo das Bermudas, por quê? Quem sabe?
Seja visível a todos, ou só a alguns, o mestre, com este tópico, pode criar a teia de intriga mundial que quiser e colocar os PCs no ponto específico de um cenário surpreendente. No mínimo, intrigante!
Da conclusão
Com base, ou sem base, nesse artigo, aventure-se a criar seu próprio cenário futurístico, seja ele como for, com as variáveis que tiver, do tamanho que sua imaginação permitir, para que a mesmice do "Fantasia, Fantasia, Fantasia", dê lugar a uma variável possível e interessante que, com certeza, não irá decepcionar um grupo que procura, no RPG, um bom meio de diversão.