Construindo um site de RPG

Escrito por Dantas
Webmaster da GURPS a PAMPA
www.projetogurps.com.br

Introdução: sobre o artigo
Este artigo foi elaborado com a pretensão de desvendar o modo de produção que nos leva a um site de RPG. Como é possível fazer um? Como ele é constituído? Como fazer para ter um igual, em sua casa, sem muito esforço?


Começo: Sobre um site de RPG
Um site de RPG requer, basicamente, atenção especial em dois pontos: Provedor e Atualizações. Dêstes pontos é possível criar-se toda a sorte de problemas e encrencas que encontramos pelos diversos sites de RPG da internet, porque tais tópicos capturam a essência do site: um condensado de informações incrustado em algum ponto da rede mundial que sofre (ou não sofre) alterações periódicas.
Os provedores podem ser dois, os pagos e os não-pagos. Nos pagos, temos de pagar; nos não-pagos temos de agüentar as propagandas: cavalo dado não se olha os dentes.
As atualizações podem ser duas, constantes ou inconstantes. Em sendo constantes, precisa-se ter o material a ser publicado; em sendo inconstante, haverá uma séria queda nos acessos.
Com um provedor sólido e atualizações constantes, o site deslanchará e eis uma verdade.

Provedor sólido e Atualizações constantes: éssa é a receita básica para criar-se um bom site.
Para um provedor sólido, temos diversos serviços profissionais, pagos, e temos, também, aqueles grátis, que podem não ser lá tão confiáveis, mas... também servem. Um provedor infalível é fundamental para dar seriedade ao site, além do mais, um site constantemente fora do ar torna-se, simplesmente, uma palhaçada. Arquivos que se perdem, páginas que não carregam, dificuldades e limites de envio de arquivos para o servidor podem ser desgastantes e barrar o desenvolvimento que se deseja para o site.
Um bom plano de desenvolvimento talvez seja útil para lidar com éstas adversidades.
O outro ponto, a atualização constante, é mais flexível e, na maioria dos casos, exigem mais do webmaster que a busca por um bom provedor (que, uma vez encontrado, resolve-se o caso). As atualizações são essenciais para garantir as visitas ao site, deixar o site vivo e sinalizar, ao internauta, bons motivos para permanecer e voltar a acessar o site.

Diversos sites sobre RPG, por exemplo, podem ser encontrados na internet sem atualização há 5 meses. Então pensamos O que são cinco meses? Passam voando!, mas, para os internautas, na velocidade da internet, 5 meses é muito tempo! E isso faz com que os acessos despenquem: logo ao se acessar o site e ver a mesma página de rosto (que não muda há séculos), descobre-se da ausência de atualizações e sai-se do site. Não é necessário ir muito longe: fique 1 mês sem acessar o seu próprio profile no orkut [www.orkut.com]: amigos te ligarão perguntando se você ainda está respirando.


Web Dising e Qualidade do material publicado
As ferramentas de Web Dising são úteis para segurar o internauta no site, tornando-o agradável de se visitar. Os materiais que servem de atualização ao site (notícias, aventuras prontas, eventos, artigos, donwloads, pirataria...) gerenciam a própria demanda pelo site: as pessoas buscam o que desejam e gostam do que é bom.


Tipos de Site
Existem diversos tipos de sites de RPG espalhados pela internet. Sites que, muitas vezes, começaram com uma simples idéia de explorar um pouco mais o hobby. Vamos ver os tipos mais comuns:

Anti-diluvianos
- Sites que, apesar de desatualizados desde faz muito tempo, continuam acessíveis devido ao provedor ou sorte divina. São um achado arqueológico que registram como se jogava RPG nos tempos da carochinha.
Exemplos: D&D Brasil [ http://orbita.starmedia.com/~ddbrasil/ ] (última atualização em 2000) e Tutonkamon’s Vampire HomePage [ http://www.tut0kam0n.cjb.net/ ] (última atualização em 2003)

Notícias – Sites de notícias sobre RPG, geralmente, falam sobre o RPG como um todo, sem focar-se a um sistema específico. Estes sites podem se enquadrar muito bem como blogs cujos posts são os últimos acontecimentos do mundo RPGístico.
Exemplo: RPG News [ http://newsrpg.blogger.com.br/ ]

Fóruns - Os fóruns floresceram, há alguns anos atrás, dentro dos grandes sites de RPG. Atualmente, encontram-se em decadência, devido à ascensão de um fórum unificado: o orkut. Apesar da ausência de certo brilho de antigamente, o orkut e suas comunidades representam os fóruns e desempenham muito bem este papel.
Exemplos: Orkut [ http://www.orkut.com ] e Fórum Valinor [ http://forum.valinor.com.br/ ]

Porta-arquivos - Alguns sites de RPG dedicam-se a juntar material sobre o sistema e o disponibilizar para donwload. Dão a possibilidade ao internauta de encontrar materiais que vão além dos livros, ora complementando-os e expandindo-os; ora simplificando-os e ajudando a explicá-los.
Exemplos: GURPS a PAMPA [ http://www.gurpsapampa.rg3.net/ ]

Suporte à pirataria – Com altos níveis de acesso, divulgados não-oficialmente entre os jogadores, a pirataria ainda é uma realidade (boa? ruim?) nos sites de RPG. Alguns se rendem a ela, outros resistem à tentação. Sem dúvida, um tema polêmico.
Exemplos: Nada de apologia. Faça um teste de manha.

Produção independe - Estes sites disponibilizam materiais próprios, traduções livres, por exemplo, criadas pelos jogadores, a todos os interessados. Tais sites, além de promoverem os criadores independentes, também ajudam a divulgar o RPG. É comum que muitas "regras da casa" criadas por eles acabem tornando-se oficiais posteriormente. Além do mais, uma boa idéia tem de nascer de alguma forma.
Exemplos: Nação Garou [ http://nacaogarou.multiply.com/ ] e GURPS Melendor [ http://www.gurpsmelendor.blogspot.com/ ]

Produção oficial – Por um lado, sites oficiais divulgam o sistema; por outro, oferecem materiais oficiais para o mesmo. São o porto seguro para quem deseja informações livres de especulações, erratas e uma palavrinha dos produtores do RPG.
Exemplos: Editora Devir [ http://www.devir.com.br ], Steve Jackson Games [ http://www.sjgames.com/gurps ], Dungeons & Dragons Official Home Page [ http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/welcome ] e White Wolf [ http://www.white-wolf.com/ ]


Um empurrãozinho para o site deslanchar
SE você tem uma idéia e deseja criar o seu site, eis o empurrãozinho. Saiba que tipo de site você está disposto a montar, quiçá mescle um ou mais estilos e crie. O site é uma aprendizagem e, para quem gosta de RPG e está disposto a comprometer-se por algumas horas semanais, sem dúvida, a manutenção de um site é a união do útil ao agradável.
Eis um provedor grátis: http://www.110mb.com/ Treine seu inglês: a maioria dos provedores grátis estão em inglês. Eis um clássico redirecionador, a garantia de um nome lembrável ao site: http://www.cjb.net/.
Programas para fazer a manutenção do site existem vários, simples e complexos, tais como, clássicos da Microsoft, Publisher, Front page ou mesmo o Word; o sistema de blogs e fotologs, também são uma realidade e existem diversos outros, mais profissionais, tais como o Macromedia Dreanweaver e o Flash.

Usurpe os sites já existentes, suba nas costas deles e desenvolva o seu espaço. Não tenha dúvida que você será bem recebido pelos diversos jogadores e mestres que vagam pelo mundo virtual a procura do que nunca encontram.

Voltar